Notícias » Espaço

NASA irá colocar balão do tamanho de um estádio na estratosfera

O lançamento desse projeto curioso está marcado para dezembro de 2023

Vanessa Centamori Publicado em 25/07/2020, às 13h38

Balão estratosférico que será instalado pela NASA
Balão estratosférico que será instalado pela NASA - Divulgação/NASA/ Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab/Michael Lentz

A NASA anunciou um plano curioso de colocar um balão inflado com hélio na estratosfera da Terra. A intenção será instalar na estrutura um telescópio de 2,5 metros para observar a formação de estrelas e explosões de supernovas, tendo como foco especial a Nebulosa Carina, que forma os corpos celestes luminosos na Via Láctea. 

O balão de 150 metros de largura terá mais ou menos o tamanho de um estádio e alcançará uma altitude fenomenal de 40 quilômetros. O telescópio acoplado nele será chamado de ASTHROS e é equipado com um espelho, lentes, uma antena parabólica, detectores de luz infravermelha e até um refrigerador. 

O telescópio medirá dados sobre os gases ao redor das estrelas recém-nascidas e detectará certos tipos de íons de nitrogênio. "Esses íons de nitrogênio podem revelar lugares onde ventos de estrelas massivas e explosões de supernovas remodelaram as nuvens de gás nessas regiões de formação de estrelas", explicou a NASA, em comunicado

A previsão é que o ASTHROS dê duas ou três voltas ao redor do Polo Sul da Terra durante três a quatro semanas, movido pelos ventos estratosféricos. O lançamento do balão ocorrerá a partir da Antártica, em dezembro de 2023.