Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

NASA irá fazer revisão em nomes de planetas considerados preconceituosos

A agência espacial norte-americana contará com uma consultoria de especialistas para a mudança das nomeações

Penélope Coelho Publicado em 06/08/2020, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do que anteriormente era chamado de nebulosa esquimó - Wikimedia Commons / NASA
Fotografia do que anteriormente era chamado de nebulosa esquimó - Wikimedia Commons / NASA

Na última quarta-feira, 5, a NASA anunciou que irá reavaliar os nomes de alguns planetas, galáxias, nebulosas e estrelas que possam ter apelidos considerados impróprios e envoltos de preconceito. As informações são do portal de notícias G1.

De acordo com a publicação, uma das mudanças já foi pensada. É o caso da NGC 2392, apelidada de nebulosa esquimó — uma "nuvem" de estrelas parecidas com o Sol. De acordo com especialistas, a palavra esquimó carrega em si um histórico racista, usado forçadamente contra indígenas do Ártico.

Além disso, a agência espacial norte-americana ainda anunciou que deixará de chamar de Galáxia dos Gêmeos Siameses o par de galáxias formado por NGC 4567 e NGC 4568. De acordo com a nota oficial divulgada pela instituição, a pretensão é que agora objetos cósmicos sejam chamados somente por seus nomes oficiais e não por apelidos sem aprovação.

"Nosso objetivo é que todos os nomes estejam alinhados com nossos valores de diversidade e inclusão. Trabalharemos com a comunidade científica para garantir isso. A ciência é para todos, e todas as facetas do nosso trabalho precisam refletir esse valor”, afirmou o administrador-associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, Thomas Zurbuchen.

Para realizem as mudanças, especialistas em diversidade, igualdade e inclusão apresentarão para a NASA projetos de consultoria, a fim de identificar nomes e apelidos considerados inadequados.