Notícias » Estados Unidos

NASA registra o primeiro voo de um helicóptero em Marte

O histórico robo "Ingenuity" decolou no planeta vermelho pela primeira vez

Vinicius Barbosa, supervisionado por Thiago Lincolins Publicado em 19/04/2021, às 12h07

Imagem do robô Ingenuity feita pelo rover Perseverance
Imagem do robô Ingenuity feita pelo rover Perseverance - NASA/JPL-Caltech

Nesta segunda-feira,19, o drone construído pela NASA realizou com sucesso um histórico teste de voo, de acordo com o site UOL.

A decolagem ocorreu durante a madrugada, porém, pela distância, as informações chegaram aos cientistas na Terra horas após o experimento, às 7h30 (BRT).

Apesar de ter comandos enviados pelos operadores com antecedência, o voo foi feito de maneira autônoma pelo robô. A data inicial prevista do teste era 11 de abril, que já tinha sido adiada duas vezes, por erros no software da máquina. Outro fator que poderia influenciar para abortar a missão eram as condições climáticas da atmosfera.

O assunto se tornou rapidamente um dos mais comentados nas redes sociais da manhã de hoje, com a tag #MarsHelicopter. Em live no YouTube, a NASA registrou o momento extremamente comemorado em que os resultados chegaram aos cientistas. 

Às 15h de hoje haverá uma coletiva de imprensa, onde serão dadas mais informações detalhadas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL). 

A importância do voo

O intuito deste teste é mostrar que é possível voar no ar rarefeito, com baixíssimas temperaturas de até 90°C negativos e em um ambiente hostil. A experiência é o equivalente a um voo a mais de 30 mil metros de altitude. 

O Ingenuity pode ser um marco das descobertas espaciais, dando espaço a possíveis explorações aéreas de Marte e de outros planetas, assim cobrindo partes que sondas e rovers terrestres não cobrem. Além disso, será possível se alcançar locais de difícil acesso e carregar cargas entre pontos. 

O projeto faz parte da missão Mars 2020, com o drone de 1,8 kg e 1,2m vindo acoplado ao rover Perseverance, sendo liberado para voo apenas neste mês.