Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Nasa transmitirá ao vivo lançamento de nave contra asteroide

Impacto, que ocorrerá na próxima semana, deverá alterar órbita do corpo celeste

Redação Publicado em 23/09/2022, às 07h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da misssão Dart - Divulgação / Nasa
Imagem da misssão Dart - Divulgação / Nasa

Nasa deve jogar em breve uma nave de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão) contra um asteroide como parte da missão de defesa planetária Dart (Double Asteroid Redirect Mission). O objetivo, segundo as autoridades, é ver se conseguiríamos desviar uma rocha espacial que viesse em direção à Terra.

De acordo com informações do portal Tilt, o asteroide em questão é o pequeno Dimorphos, de 170m de largura. Bastante distante do nosso planeta, ele não nos representa o menor risco. Segundo a fonte, o corpo celeste não deverá ser destruído, mas será empurrado de modo a alterar sua órbita.

Nunca realizada antes, essa missão poderá ser de grande utilidade no futuro, caso haja uma ameaça real em que a interferência humana seja necessária.

Impacto ocorrerá em breve

A nave, cujo lançamento se deu em novembro do ano passado, já se encontra em local próximo de seu alvo. O impacto, conforme apontam os especialistas, deve ocorrer na noite da segunda-feira, 26, e será registrado pela câmera Draco, a bordo de Dart, e também pelas câmeras do satélite italiano LICIACube.

A missão será transmitida em tempo real a partir das 18h30, por meio do canal da Nasa no Youtube, sendo que o impacto está previsto para às 20h14.

De acordo com a agência, o Dimorphos orbita um asteroide maior, o Didymos (780 m), atuando como uma lua. Caso o teste for bem-sucedido, essa órbita será alterada para mais perto. O quão mais perto, porém, será observado no decorrer de meses e até anos.