Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Primeira Guerra

Impressionante naufrágio da Primeira Guerra é encontrado na Ilha das Malvinas

O navio alemão só foi avistado 105 anos depois de ter sido afundado pelo Reino Unido em um conflito de 1914

Isabela Barreiros Publicado em 05/12/2019, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cruzador SMS Scharnhorst - Wikimedia Commons
O cruzador SMS Scharnhorst - Wikimedia Commons

A busca pelo navio alemão cruzador SMS Scharnhorst acabou de chegar ao fim. Após uma operação de buscas que durou cinco anos, pesquisadores conseguiram encontrar a embarcação que foi afundada há 105 anos durante a Primeira Guerra Mundial.

O naufrágio foi encontrado no mar das Ilhas Malvinas, região onde ocorria uma batalha entre a Alemanha e o Reino Unido em 8 de dezembro do ano de 1914. A Marinha Britânica afundou o navio que levava mais de 800 homens, incluindo o vice-almirante Maximilian Graf von Spee.

Crédito: Falklands Maritime Heritage Trust

"Muitas vezes, perseguimos sombras no fundo do mar, mas quando o Scharnhorst apareceu pela primeira vez no fluxo de dados, não havia dúvida de que era um navio alemão", disse Mensun Bound, arqueólogo marítimo responsável pela busca. Segundo Bound, o momento em que eles encontraram os destroços foi “extraordinário”.

Crédito: Falklands Maritime Heritage Trus

Os pesquisadores iniciaram as buscas durante o centésimo aniversário da Batalha das Ilhas Malvinas, na qual aconteceu o afundamento. No entanto, eles tiveram dificuldades em encontrar o navio, que demorou cinco anos para ser avistado.