Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grécia

Naufrágio próximo à Grécia deixa cerca de 50 desaparecidos

A embarcação, que cruzava o Mar Egeu, estava repleta de imigrantes

Ingredi Brunato, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 10/08/2022, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de refugiados fazendo o trajeto da Turquia para a Grécia em 2015 - Getty Images
Fotografia de refugiados fazendo o trajeto da Turquia para a Grécia em 2015 - Getty Images

Um navio transportando entre 60 e 80 imigrantes virou em meio ao Mar Egeu, localizado entre a Turquia e a Grécia, gerando uma série de operações de buscas. A embarcação, que havia saído de uma cidade turca, estava indo em direção à Itália. 

A Guarda Costeira grega respondeu à situação emergencial na madrugada desta quarta-feira, 10; contudo até a publicação desta notícia, apenas 29 pessoas haviam sido resgatadas do naufrágio. 

De acordo com informações repercutidas pela Rádio França Internacional, entre as vítimas estavam afegãos e iraquianos. Por volta de outros 50 tripulantes do navio prosseguem desaparecidos. 

Um fator que está atrapalhando os esforços da Guarda Costeira, infelizmente, é que o local onde a embarcação afundou está sendo fustigado por ventos entre 40 e 50 quilômetros por hora, ainda segundo o veículo. 

Imigração e insegurança 

A rota marítima que cruza o Mar Egeu, frequentemente usada por grupos de refugiados tentando chegar a países europeus considerados "de primeiro mundo", é palco de inúmeras fatalidades.

Os acidentes são causados não apenas por conta da dificuldade do trecho, mas também pelas embarcações utilizadas pelos imigrantes, que, por vezes, são improvisadas e pouco adequadas para a realização do trajeto, como barcos infláveis. 

Desde o início de 2022 para cá, já ocorreram 64 mortes como consequência de problemas nesta travessia, segundo números oficiais divulgados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). As autoridades gregas também precisam lidar constantemente com naufrágios na região, tendo registrado 108 desses incidentes neste mesmo período.