Notícias » Astronomia

Missão de 12 anos: nave parte em direção aos asteroides de Júpiter

O foguete Atlas V foi lançado na manhã deste sábado, 16, dando início à missão Lucy

Redação Publicado em 16/10/2021, às 10h09

O foguete foi lançado na manhã deste sábado, 16
O foguete foi lançado na manhã deste sábado, 16 - Divulgação / NASA

Teve início na manhã deste sábado, 16, a missão da Agência Espacial Americana aos asteroides troianos de Júpiter, denominada Lucy. O foguete Atlas V decolou às 09:34 GMT (6h34 no Brasil) do Cabo Canaveral, localizado na Flórida. 

Segundo a Nasa, a jornada, que deverá durar doze anos, tem como objetivo buscar entender melhor o processo de formação do nosso sistema solar. Para Thomas Zurbuchendiretor da divisão científica da agência espacial dos Estados Unidos, cada um desses asteroides deve “oferecer uma parte da história de nosso sistema solar, de nossa história”. 

A sonda Lucy, cujo nome homenageia o antigo fóssil de australopiteco descoberto no ano de 1974, na Etiópia, se separou do foguete em torno de uma hora após o lançamento. Ela deverá sobrevoar um asteroide entre os planetas Marte e Júpiter por volta de 2025, algo nunca antes feito. 

Conforme informações do portal de notícias G1, a sonda leva a bordo dois grandes painéis solares, a fim de que consiga se mover sozinha. Eles se desenrolaram com sucesso cerca de 30 minutos após a separação da nave e, logo, iniciaram o processo de carregamento das baterias da sonda, que viaja a uma velocidade de 180 mil km/h.