Notícias » Arqueologia

Neandertais eram exigentes na hora de construir ferramentas, revela pesquisa

O estudo, realizado pela Universidade da Califórnia, mostrou que a civilização era mais sofisticada do que se imaginava

Paola Churchill Publicado em 08/05/2020, às 17h25

As ferramentas usadas pelos neandertais feitas de ossos
As ferramentas usadas pelos neandertais feitas de ossos - Divulgação/Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia revelou que as ferramentas construídas por Neandertais, que viveram na Ásia e na Europa há 40 mil anos, eram mais refinadas do que se esperava.

A pesquisa chefiada por Naomi Martisius revelou que eles preferiam usar ossos de animais específicos para dar vida as ferramentas. Na época, os Neandertais fabricavam um objeto chamado lissoir, que era feito a partir de uma costela animal e utilizado para esfregar as carcaças dos bichos e transformá-las em couro.

Para descobrir de qual animal fora extraído o osso, Martisius e sua equipe perfuraram o material delicadamente e separaram amostras para realizar a análise.

Animal escolhido

A partir dos resultados, os pesquisadores chegaram à conclusão que os ossos vieram da família dos bovinos, como os bisontes. Contudo, o time de pesquisadores também se deparou com vestígios que revelaram a utilização de costelas de renas como matéria-prima. 

A costela do Bisonte era a mais utilizada pelos Neandertais /Crédito: Wikimedia Commons 

 

Como as costelas bovinas eram mais firmes e rígidas do que a dos cervídeos, os neandertais preferiram usar esse material: era mais difícil de quebrar e não se desgastava facilmente.

"Os Neandertais sabiam que, para uma tarefa específica, precisavam de uma ferramenta muito particular. Eles descobriram o que funcionava melhor e a utilizaram", afirmou a pesquisadora.