Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Neve? Nada disso! Entenda o que tomou conta de uma cidade irlandesa nos últimos dias

O fenômeno impressionante aconteceu na vila de Bunmahon e chocou pessoas ao redor do mundo

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/02/2021, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casa com espuma marinha em Bunmahon, Irlanda - Divulgação/CNN
Casa com espuma marinha em Bunmahon, Irlanda - Divulgação/CNN

Uma camada grossa de uma substância branca preenche o telhado de casas, enfeita carros nas ruas e enche o asfalto. A cena provavelmente seria observada em uma cidade durante o inverno, quando a neve faz-se presente em todos os cantos possíveis.

Em uma cidade na Irlanda, uma de suas vilas apresentava um cenário muito parecido em suas ruas nos últimos dias. A diferença era que não se tratava de neve: na verdade, o fenômeno branco observado na região é conhecido como “espuma marinha”, conforme noticiado pela CNN Brasil.

O caso, que aconteceu na última semana no Condado de Waterford, especificamente na vila de Bunmahon, chocou pessoas ao redor do mundo, que puderam ver vídeos do município cheio de uma espuma branca. Mas, diferente do que podemos imaginar, a situação é bastante comum na região.

A imprensa local foi responsável por explicar esse acontecimento. De acordo com o portal IrishCentral, os moradores da vila estão relativamente acostumados com o evento, que acontece de maneira regular. Dessa vez, no entanto, eles foram surpreendidos pela quantidade exorbitante de espuma.

Crédito: Divulgação/CNN

Um habitante do município gravou um vídeo que mostrava claramente a cidade preenchida com a espuma marinha, em cenas impressionantes. Em entrevista ao jornal The Guardian, Jody Sutton, uma fabricante de móveis local, contou: "Embora a espuma do mar não seja incomum, nunca vi essa quantidade antes, então eu tive que fazer um vídeo”.

O evento começou no dia 14 de fevereiro e durou ao menos três dias, o que deu tempo para o vento espalhar ainda mais o material macio pelas mais diferentes localidades do município.

No entanto, aos que não estão acostumados com esse fenômeno, surge uma dúvida: como essa espuma é formada?

Como seu próprio nome diz, ela é uma espuma “marinha”, ou seja, é causada pelo mar. Ela é formada por meio da agitação da água do mar que apresente uma grande concentração de matéria orgânica dissolvida. Isso pode acontecer principalmente a partir de algas em alto mar.

Essa agitação é feita pelo vento e pelas ondas de maneira geral, criando uma espuma branca e macia. Nesse caso em especial, os ventos fortes fizeram com que a espuma se espalhasse ainda mais, com as ondas quebrando ao longo da costa e, depois, inclusive invadindo a cidade, como foi possível ver a partir das imagens e vídeos.

Crédito: Divulgação/CNN

Além da Irlanda, o fenômeno já foi observado em outras regiões do mundo. Como escreveu o portal local IrishCentral, cidades costeiras de países como Espanha e da Austrália já contaram com um cenário parecido.

É muito provável que a espuma já tenha desaparecido de Bunmahon, visto que ela geralmente se desfaz em poucos dias. Ainda assim, durante o período em que a vila esteve cheia da substância branca, seus habitantes tiveram que tomar cuidado para não entrarem em contato com a espuma. 

Embora o contexto não fosse, de fato, de uma vila irlandesa no inverno, as cenas observadas ainda eram intrigantes e bonitas. Um fenômeno impressionante filmado pelos moradores da região e divulgado para todo o mundo.


++Saiba mais sobre ciências por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W