Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

No Afeganistão, jornalistas homens cobrem o rosto em protesto

Profissionais apresentaram telejornais de máscara em repúdio à proibição de que mulheres mostrem o rosto na TV

Redação Publicado em 23/05/2022, às 12h26

Jornalistas da emissora ToloNews com os rostos cobertos - Divulgação / Twitter / ToloNews
Jornalistas da emissora ToloNews com os rostos cobertos - Divulgação / Twitter / ToloNews

Com a determinação do Talibã de que jornalistas mulheres devem cobrir o rosto na televisão, alguns homens decidiram protestar a favor de suas colegas de profissão, aparecendo de máscara durante apresentação de telejornais da TV afegã no último domingo, 22.

Os apresentadores que se manifestaram contra a decisão do grupo extremista trabalham para a emissora TOLONews, uma das únicas que ainda segue promovendo o jornalismo independente no Afeganistão.

Publicações nas redes sociais

Segundo informações do UOL, Saad Mosheni, diretor do canal, publicou em seu perfil no Twitter uma foto do âncora Sebghat Sepher utilizando máscara durante apresentação do jornal das 18h (horário local).

Uma outra imagem, na qual homens e mulheres aparecem com os rostos cobertos também foi publicada nas redes sociais e retuitada por Mosheni. Em um vídeo, que pode ser visto no canal da rede no YouTube, jornalistas e outros profissionais da emissora surgem de máscara falando sobre a imposição realizada pelo Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício.