Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Venezuela

No berço do chavismo, candidato da oposição vence eleição na Venezuela

Sergio Garrido ganhou pleito para governador de Barinas, estado onde Hugo Chávez nasceu

Fabio Previdelli Publicado em 10/01/2022, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O candidato Sergio Garrido - José Gregorio Yépez via Wikimedia Commons
O candidato Sergio Garrido - José Gregorio Yépez via Wikimedia Commons

O presidente venezuelano Nicolás Maduro sofreu uma grande derrota no último domingo, 9. Afinal, o ex-chanceler Jorge Arreaza perdeu as eleições de governador de Barinas para Sergio Garrido, candidato da oposição.

A derrota é emblemática, visto que Barinas é o estado natal do ex-presidente Hugo Chávez— onde sua família estava à frente do governo há 22 anos. Sergio Garrido teve 55,4% dos votos válidos. 

Barinas aceitou o desafio democraticamente, e hoje conseguimos ser o estado icônico de toda a Venezuela", declarou Garrido ao saber do resultado do pleito. "O triunfo é para Barinas e toda a Venezuela".

"Bela Barinas. Onde tudo começou, termina", completou Juan Guaidó, líder da oposição, ao celebrar a vitória no reduto histórico do chavismo. "Unidos defenderemos a vontade de uma maioria poderosa que não se renderá até que vejamos a democracia novamente na Venezuela".

Esta é a segunda eleição para governador para Barinas que acontece em um espaço de cerca de dois meses. Em novembro do ano passado, como recorda matéria do G1, Freddy Superlano, candidato da oposição, liderava a votação quando foi desqualificado retroativamente.

Na época, o Supremo Tribunal da Venezuela, órgão controlado pelo governo, impediu Superlano de concorrer após acatar um pedido do controlador-geral, que apontava que Freddy estava sendo investigado administrativamente.