Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Camboja

No Camboja, duas novas espécies de lagarto são descobertas

Os animais foram encontrados no sítio arqueológico do Parque Nacional Phnom Kulen

Alana Sousa Publicado em 24/05/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos lagartos descobertos nos EUA - Divulgação/Facebook/Centro de Conservação da Biodiversidade de Angkor
Um dos lagartos descobertos nos EUA - Divulgação/Facebook/Centro de Conservação da Biodiversidade de Angkor

No sítio arqueológico de Kbal Spean, no Parque Nacional Phnom Kulen, Camboja, duas novas espécies de lagartos, até então desconhecidas, foram descobertas por estudiosos. A informação foi repercutida pelo jornal local Phnom Penh Post.

Batizados como calotes goetzi e lagartixa de dedos dobrados, os animais foram anunciados pelo Centro de Conservação da Biodiversidade de Angkor (ACCB) em uma publicação no Facebook.

Imagem das espécies descobertas / Divulgação/Facebook/Centro de Conservação da Biodiversidade de Angkor

O novo tipo de calotes goetzi, nomeado em homenagem ao apoiador do ACCB, Dr. Goetz, pode ser encontrado também no Laos, China, Mianmar e Tailândia. Porém, esta foi a primeira vez que um espécime inédito foi visto no Camboja. A outra espécie é menor e vive em áreas montanhosas, como Austrália e Ásia.

Khim Finan, governador de Banteay Srei, afirmou que os animais foram encontrados em lajes de arenito e em árvores. Pesquisadores do ACCB foram os primeiros a testemunhar a presença dos lagartos no distrito.

O político ainda convidou turistas do mundo inteiro a visitar o parque datado da era Angkorian para avistar os raros e impressionantes bichos.