Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

No dia em que completaria 100 anos, Paulo Freire é homenageado pelo Google

O 'Patrono da Educação Brasileira' teve a importante data lembrada pela companhia

Redação Publicado em 19/09/2021, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O doodle que homenageia Freire - Divulgação/Google
O doodle que homenageia Freire - Divulgação/Google

No dia em que Paulo Freire completaria 100 anos, o Google prestou uma homenagem ao ‘Patrono da Educação Brasileira’. Isso porque foi revelado neste domingo, 19, um doodle em sua homenagem.

Nascido no ano de 1921, em Pernambuco, Paulo Freire entraria para a história do país anos depois. Com a famosa ‘pedagogia do afeto’, ele mirou em uma técnica que poderia ser aplicada nas salas de aula do Brasil.

O aprendizado e a realidade

No método revolucionário de Freire, os professores usariam a experiência de vida dos alunos para poder construir o conhecimento.

Aproximar a aprendizagem dos fatos da rotina significava mais do que agilizar o processo de ler e escrever.

Era um estímulo pedagógico para quem antes queria distância da sala de aula, simplesmente por não se encaixar nas formalidades do ensino tradicional – ainda mais naquele início conservador da década de 1960.

“O que mais me chamava a atenção era o respeito pelo analfabeto”, diz Marcos Guerra, que foi coordenador de um projeto educacional de Freire, no documentário Alfabetização em Angicos – A Pedagogia de Paulo Freire, do Canal Futura. “O respeito à cultura do analfabeto. O respeito à linguagem do analfabeto. Na época, predominavam as cartilhas, só com a linguagem do alfabetizador.”

++Leia a nossa matéria completa que visa os 100 anos de Freire.