Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

No fundo do mar: Explorador que encontrou o Titanic irá lançar um livro de memórias

Responsável por diversas expedições marítimas, o oceanógrafo Robert Ballard promete uma obra repleta de descobertas inéditas

Pamela Malva Publicado em 11/05/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do RMS Titanic - Autor desconhecido/Creative Commons/Wikimedia Commons
Fotografia do RMS Titanic - Autor desconhecido/Creative Commons/Wikimedia Commons

Durante seus mais de 60 anos de carreira, Robert Ballard já fez descobertas bastante valiosas para a história da humanidade. A maior delas, contudo, diz respeito ao trágico e inesquecível RMS Titanic, encontrado pela equipe do explorador em setembro de 1985.

Ainda assim, no total, Ballard já liderou mais de 150 expedições marítimas, segundo o UOL. Entre elas, ele não apenas encontrou antigos navios, como o alemão Bismarck, naufragado durante a Segunda Guerra Mundial, como também contribuiu para o maior desenvolvimento da teoria das placas tectônicas através de suas explorações.

É por isso que hoje, aos 78 anos, o oceanógrafo decidiu lançar um livro sobre sua grande trajetória, contando cada detalhe dos achados. Intitulado ‘Into The Deep’ (ou ‘Até o fundo’, em tradução livre), o livro de memórias ainda promete trazer novidades sobre algumas das maiores expedições lideradas por Ballard, segundo o CNN Travel.

Fotografia de Robert Ballard em meados de 2019 / Crédito: Getty Images

Responsável pela descoberta de diversas embarcações naufragadas em pleno Mar Negro, Robert hoje é dono de um navio de explorações e, quando questionado sobre sua aventura preferida, ele responde que a melhor expedição é "a próxima que está por vir".

Em seu livro, no entanto, ele decidiu não deixar a descoberta da sua vida para escanteio. Ainda de acordo com a CNN Travel, existem capítulos na obra que narram a expedição que revelou o Titanic, bem como alguns episódios que aconteceram após o achado.

Segundo Ballard, ele sente-se honrado por “fazer parte da história” do Titanic, tendo conhecido diversos sobreviventes da tragédia. Em 1997, inclusive, quando foi na estreia do longa dirigido por James Cameron, o explorador lembra de encontrar o cineasta na entrada do cinema, que teria lhe dito: "Você vai primeiro. Você que o encontrou”.

Recheado de descobertas de Ballard, então, ‘Into The Deep’ será inicialmente lançado em inglês, no dia 11 de maio. Cerca de um mês mais tarde, um documentário sobre a vida do explorador deve ser lançado pela National Geographic, em 14 de junho de 2021.