Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tocantins

No Tocantins, jacaré de 4 metros é retirado de lago com pá carregadeira

Funcionários de uma mineradora imobilizaram o animal antes mesmo da chegada das autoridades

Redação Publicado em 25/07/2022, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jacaré gigante foi retirado com pá carregadeira - Divulgação / G1
Jacaré gigante foi retirado com pá carregadeira - Divulgação / G1

Um jacaré com mais de 4 metros de comprimento foi capturado em um lago na região de Luzimangues, distrito de Porto Nacional, no Tocantins. Vídeos que têm circulado nas redes sociais mostram o momento em que o animal, amarrado com cordas, é içado por uma pá carregadeira. O ocorrido se deu no último sábado, 23.

De acordo com informações do G1, o jacaré estava às margens da Mineradora Potti. Conforme apurou a fonte, o Corpo de Bombeiros foi acionado e, ao chegar no local, se deparou com o animal vivo e já capturado pelos funcionários da empresa. Também a Polícia Militar informou que se dirigiu ao local após receber denúncias de que o jacaré estaria sendo atacado por pessoas. 

Segundo relatou um representante da mineradora ao portal de notícias, o jacaré-açu foi avistado pela manhã, quando um funcionário subiu na balsa e se deparou com o mesmo com a boca aberta.

Nós imobilizamos o animal porque ele estava muito agressivo e o local é usado por banhistas. Quando a polícia chegou, o animal estava no chão. Eles pediram apoio para içar e colocar o jacaré na caçamba. O animal não sofreu maus tratos nenhum, não teve lesões, estava vivo, pelo vídeo dá para ver ele muito agressivo, foi resgatado sem machucado", disse.

O que diz biólogo

Para o biólogo Aluísio Vasconcelos, como o animal foi transportado de forma rápida, ele não deve ter passado por situação de sofrimento, apesar de que a forma como tudo foi feito não tenha sido a ideal.

"Quando a gente vai fazer o manejo de jacarés, no caso esse é um jacaré-açu, geralmente a gente venda os olhos, amarra a boca e aí ele fica imóvel. Com várias pessoas, se amarra as patas dianteiras e traseiras. Só depois a gente consegue manusear o animal sem sofrer algum acidente ou deixá-lo estressado", explicou.

Não vou dizer que foi errado. Poderiam ter feito esse manejo correto, mas pelo vídeo deu para ver que foi algo rápido. Agora não podia ter deixado aquele monte de gente olhando. Quanto mais gente se tem próxima do animal, mais estresse ele sofre", argumentou.

Em um vídeo, é possível vel que o jacaré está com as patas da frente amputadas, o que, segundo o biólogo, deve ter sido causado por um ataque de piranhas. "As piranhas podem comer as patinhas ou possivelmente quando ele está predando outro animal, elas aproveitam", explicou.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.