Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Nos 68 anos da coroação de Elizabeth II, Buckingham confirma programação para o jubileu de platina

O palácio deu detalhes sobre o evento que celebrará os 70 anos do reinado

Penélope Coelho Publicado em 02/06/2021, às 09h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia oficial de Elizabeth II - Wikimedia Commons/Palácio de Buckingham
Fotografia oficial de Elizabeth II - Wikimedia Commons/Palácio de Buckingham

Nesta quarta-feira, 2, o Palácio de Buckingham anunciou através do Instagram oficial da Família Real britânica (@theroyalfamily) os detalhes para a celebração do jubileu de platina da rainha Elizabeth II. A comemoração refere-se à celebração dos 70 anos do reinado da monarca. 

De acordo com a publicação, a comemoração acontecerá daqui a um ano: "Sua Majestade, a Rainha, celebrará seu Jubileu de Platina de quinta-feira, 2 a domingo, 5 de junho de 2022”.

O evento para celebrar os 70 anos de reinado de Elizabeth II, irá contar com feriado no Reino Unido; além de atividades comunitárias para a população; um concerto ao vivo; um almoço do Grande Jubileu; iluminação dos faróis para o jubileu de platina, entre outras atrações.

"O fim de semana será uma oportunidade para as comunidades em todo o Reino Unido se reunirem para celebrar este marco histórico”, revelou a publicação.

Elizabeth II já é a monarca mais longeva da história, tendo passado a rainha Vitória, em 2015. Lilibeth deve se tornar a primeira pessoa a completar o marco de 70 anos no trono britânico.

Nesta quarta-feira, 2, marca os 68 anos desde a data da coroação oficial da rainha, que subiu ao trono em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos, após a morte de seu pai, rei George VI.


Sobre Elizabeth II

A Rainha Elizabeth IIé uma das figuras mais icônicas da atualidade — e da História. Com quase uma centena de anos, aos 94 anos, ela é a monarca que está ocupando a mais tempo o trono do Reino Unido e de mais 15 estados independentes.

Quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, Elizabeth tinha apenas 13 anos de idade. Já nos estágios finais do conflito, a futura rainha, na época com 19 anos, decidiu atuar no serviço militar britânico, como motorista e mecânica.

14 primeiros-ministros já acompanharam a monarca no poder da Grã-Bretanha ao longo de sua extensa vida. Com quase um século de vida, Lilibeth já presenciou diversos momentos históricos marcantes como a Segunda Guerra Mundial e a Corrida Espacial.