Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Nos Estados Unidos, estátua de Cristóvão Colombo é jogada em lago

Além de ser considerado um símbolo da colonização, Colombo também é marcado pela violência imposta pelos europeus aos índios que povoavam o solo americano

Paola Churchill Publicado em 10/06/2020, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A estátua de Cristóvão Colombo foi jogado em lago nos Estados Unidos - Divulgação/Twitter
A estátua de Cristóvão Colombo foi jogado em lago nos Estados Unidos - Divulgação/Twitter

Na noite da última terça-feira,10, durante protestos na cidade de Richmond, na Virginia, a estátua de Cristóvão Colombo foi derrubada. Os manifestantes também atearam fogo e jogaram o objeto no lago da cidade.

Os protestos começaram após a morte de George Floyd, ex-segurança negro que foi cruelmente executado por um policial branco, e se antes as manifestações só aconteciam em cidades americanas, agora, eles estão por todas as partes do mundo.

Estátua de Colombo cheia de tinta/Crédito: Divulgação/Twitter

Além disso, não é a primeira estátua a ser destruída. Manifestantes da cidade de Bristol, na Inglaterra, também derrubaram a estátua de Edward Colston, conhecido mercador de escravos britânico.

Ralph Norton, governador do estado da Vírginia, se posicionou a favor da retirada de estátuas que homenageassem a escravidão: "Em 2020, nós não podemos mais vangloriar um sistema que se baseava na compra e venda de pessoas escravizadas”.