Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Nos EUA, bala de canhão da Guerra Civil é desativada

O dispositivo bélico ainda era funcional, mesmo após décadas de sua fabricação

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da bala de canhão - Divulgação / Facebook
Fotografia da bala de canhão - Divulgação / Facebook

Na última segunda-feira, 22, um esquadrão antibombas precisou desativar, nos Estados Unidos, uma bala de canhão datada da Guerra Civil Americana, que ocorreu entre 1861 e 1865. O caso foi divulgado pela página do Facebook dos Bombeiros do Estado de Maryland e repercutido pelo UOL. 

O time especializado foi chamado por um morador da região que havia ganhado a munição histórica de presente de um parente, e estava receoso da possibilidade dela ainda oferecer perigo. Sua suspeita se provou correta: os especialistas confirmaram que o mecanismo de fusão dentro da bala continuava funcional. 

“Como comprovado hoje, a descoberta de munições militares da Guerra Civil não é incomum em Maryland, e esses dispositivos representam a mesma ameaça do dia em que foram inicialmente fabricados", escreveu o órgão dos bombeiros na rede social. 

Ainda de acordo com o departamento, a bala havia sido encontrada próxima a um campo onde ocorreu uma das batalhas da guerra norte-americana.