Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Nos EUA, governo da Virgínia anuncia monumento que comemora a abolição da escravatura

Anteriormente, o local era ocupado pela estátua de Robert E. Lee, um general confederado que lutou contra o fim da escravidão

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 22/09/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua que costumava ficar em Richmond, capital da Virgínia - Getty Images
Estátua que costumava ficar em Richmond, capital da Virgínia - Getty Images

A cidade de Richmond, no estado norte-americano da Virgínia, inaugurou nesta quarta-feira, 22, um monumento que comemora o fim da escravidão nos Estados Unidos, conforme repercutido pelo Yahoo Notícias.

Previamente, o local era ocupado por uma estátua de Robert E. Lee, um general que lutou ao lado dos Confederados durante a Guerra da Secessão.

A escultura foi removida, todavia, após moradores da região protestarem contra o símbolo, alegando que ele era racista, uma vez que os soldados confederados eram contra a revogação da escravatura. 

O substituto da estátua do general recebeu o nome de Monumento de Emancipação e Liberdade, e consiste em dois ídolos de bronze de mais de três metros de altura que representam um homem e uma mulher segurando uma criança que acaba de ser liberta. O monumento foi projetado pelo escultor Thomas Jay Warren.

"Os escravos construíram esta cidade com as mãos. Vamos reconstruir esta cidade com nossos corações", declarou Levar Stoney, prefeito de Richmond, durante um discurso em ocasião da cerimônia de inauguração do monumento.