Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Idade Média

Espada medieval encontrada em garagem é vendida por uma fortuna na Inglaterra

Acredita-se que o artefato, de 600 anos, tenha pertencido a um mercenário escocês

Alana Sousa Publicado em 11/02/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espada leiloada - Divulgação
Espada leiloada - Divulgação

Durante a limpeza de sua garagem, um britânico encontrou uma espada medieval, de aproximadamente 600 anos. Agora, para sua sorte, o objeto que havia sido avaliado em quase mil reais (200 euros), foi leiloado por uma incrível quantia de pouco mais de 141 mil reais (cerca de 30 mil euros).

O homem, que não permitiu a divulgação do seu nome ou localização, declarou em entrevista estar “surpreso” pelo valor que o artefato histórico arrecadou. Ao localizar a espada na garagem de seu falecido pai, o britânico pensou que poderia ter alguma importância e levou a peça para a casa de leilão Hutchinson Scott, em Yorkshire, na Inglaterra.

Especialistas da Hutchinson Scott acreditam que a espada pertença aos últimos anos do período medieval. O artefato raro estava em boa condição de preservação, tendo perdido apenas a cor e adquirido um pouco de ferrugem devido aos anos que se passaram. “Sua condição significava que era provável que tivesse sido enterrado, submerso ou exposto aos elementos por muitos anos”, escreveu os responsáveis pelo leilão em comunicado.

Estima-se que a espada tenha origem na Escócia, no século 15 ou 16, e pertencido a algum mercenário. Segundo o especialista em espadas e armas, Paul Macdonald, a arma era “incrivelmente leve e incrivelmente rápida”.