Notícias » Egito Antigo

Primeiros exemplares dos cones egípcios encontrados em Amarna são divulgados

Utilizados como chapéu, os artefatos foram considerados por anos como inexistentes devido a falta de evidências físicas

Daniela Bazi Publicado em 11/12/2019, às 07h00

Chapéus de cones em pintura na tumba de Nebamun
Chapéus de cones em pintura na tumba de Nebamun - Getty Images

Em diversas obras egípcias era possível encontrar pessoas com chapéus em forma de cone, e que por muito tempo foi um mistério para os pesquisadores, já que nenhuma evidência física havia sido encontrada. Entretanto, recentemente foi divulgado que uma equipe de arqueólogos internacionais descobriu provas do objeto na cidade de Amarna, no Egito.

Construída pelo faraó Akhenaton como lar do culto a Aton, deus do sol, a cidade foi ocupada apenas por 15 anos e abandonada após a sua morte. Amarna conta com um cemitério que vem sendo essencial nas descobertas. Com milhares de túmulos, foi lá que os dois primeiros cones de cabeça foram encontrados, em 2010 e 2015 pelo Projeto Amarna.

Cones egípcios encontrados em Amarna / Créditos: Antiquity Publications Ltd 

 

Ainda não se sabe o motivo dos cones terem sido enterrados juntos aos corpos, mas permitiu que, através deles, novas pesquisas fossem iniciadas. Por várias décadas era possível ver em pinturas e esculturas pessoas utilizando esse objeto, mas a falta de evidência material levou a muitos pesquisadores acreditarem que, na verdade, eles nunca teriam existido e eram puramente simbólicos.

Os arqueólogos do Projeto Amarna, em parceria com o Ministério Egípcio de Antiguidades, explora a cidade desde o ano de 2005. Os cones foram encontrados nos túmulos de duas pessoas, uma mulher com idade entre 20 e 29, e a outra de sexo indeterminado com aproximadamente 15 a 20 anos.


+Saiba mais sobre o Egito Antigo através de importantes obras

O Egito Antes dos Faraós: E Suas Misteriosas Origens Pré-Históricas, Edward F. Malkowski

link - https://amzn.to/2r3pgNe

O faraó negro, Christian Jacq

link - https://amzn.to/2NVGlS2

A Noviça e o Faraó, Hermínio Corrêa De Miranda

link - https://amzn.to/32Rqo3p

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.