Notícias » Bizarro

Nova espécie de fungo é nomeada de ‘quarentena’

O microrganismo recebeu esse nome pois foi descoberto durante a pandemia do novo coronavírus

Penélope Coelho Publicado em 05/08/2020, às 15h02

Inseto com fungo parasita
Inseto com fungo parasita - Divulgação / Maria Justamond

Especialistas da Bélgica e da Holanda anunciaram, no fim do mês de julho, a descoberta de duas novas espécies de fungo e pelo menos uma dela será batizada com um nome peculiar. As informações são do portal de notícias Galileu.

De acordo com a publicação, uma pesquisa revelou duas novas ordens de fungos parasitas de insetos. Para identificá-los os cientistas capturaram alguns besouros através de uma armadilha e a partir disso, identificaram 140 tipos diferentes de fungos presentes neles.

Amplificação do Laboulbenia quarantenae / Crédito: Divulgação/ André De Kesel

 

O foco da pesquisa foi na ordem dos Herpomycetales e Laboulbeniales, dois desses fungos ainda não haviam sido identificados anteriormente. Por ter sido encontrada durante a pandemia do novo coronavírus, uma das espécies será chamada de Laboulbenia quarantenae.

A pesquisa revelou que o fungo Laboulbenia quarantenae é raro e até o momento só foi encontrado no corpo de insetos no Jardim Botânico Nacional da Bélgica. Os pesquisadores acreditam que ele só parasite em uma espécie de inseto, no caso, os besouros.