Notícias » Ciência

Nova espécie de mosca é batizada em homenagem a drag queen RuPaul

Pesquisador australiano decidiu nomear a mosca-soldado em referência a um dos apresentadores mais conhecidos do mundo

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/09/2021, às 14h15

A drag queen RuPaul e a mosca Opaluma rupal
A drag queen RuPaul e a mosca Opaluma rupal - Divulgação/CSIRO

O pesquisador australiano Bryan Lessard foi responsável por um estudo que nomeou uma nova espécie de mosca-soldado em homenagem a drag queen RuPaul, mais conhecido pelo reality show RuPaul's Drag Race. O inseto foi surpreendentemente batizado de Opaluma rupal .

De acordo com o instituto australiano de search CSIRO, o nome em referência ao ator e apresentador americano não foi à toa.

A inspiração surgiu principalmente pelos núcleos furta-cor no corpo do animal, assim como os espinhos na parte inferior de seu abdômen, como destaca o G1.

A mosca da espécie / Crédito: Divulgação / CSIRO

 

O especialista aponta que como moscas da espécie necessária são essenciais ao ecossistema em que vivem na Austrália, especialmente porque suas larvas são responsáveis ​​por reciclar os nutrientes e animais mortos do habitat, enquanto os adultos ficam com a parte da polinização.

Lessard também fez outras homenagens ao nomear três besouros com nomes de Pokémón. Tratam-se de Binburrum articuno , Binburrum zapdos e Binburrum moltres , três insetos que são encontrados de serem encontrados na natureza, assim como os Pokémón do anime. 

Opaluma rupal / Crédito: Divulgação / CSIRO

 

O cientista explicou que escolhe nomes que chamam a atenção do público exatamente para conseguir fazer com que as pessoas, principalmente pesquisadores e políticos, enxerguem a importância da recuperação de incêndios florestais na região. 

"Muitas moscas que estudei são de áreas afetadas pelos incêndios florestais do 'Black Summer' [temporada de queimadas entre 2019 e 2020 na Austrália]", afirmou o especialista.

"Duas delas, Opaluma opulens e Antissella puprasina , foram reconhecidas como espécies ameaçadas de extinção pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e são encontrados apenas no Parque Nacional de Lamington, em Queensland, área que foi atingida por incêndios florestais" , concluiu.