Notícias » Mundo

Nova ferramenta do Google Earth mostra transformação e destruição da Terra nas últimas décadas

A função reúne imagens feitas entre 1984 e 2020 e traz constatações alarmantes

Penélope Coelho Publicado em 16/04/2021, às 12h50

Fotografia da Amazônia em 1984, seguida de uma imagem do mesmo local tirada em 2020
Fotografia da Amazônia em 1984, seguida de uma imagem do mesmo local tirada em 2020 - Divulgação/ Google Earth

De acordo com informações publicadas pelo UOL, na última quinta-feira, 15, o Google Earth lançou sua mais recente função. Trata-se de um timelapse que reúne cerca de 24 milhões de imagens feitas por satélites em quase 4 décadas, entre os anos de 1984 e 2020.

Segundo revelado na publicação, a função foi desenvolvida em uma parceria de universidades norte-americanas com a NASA e a ESA. A nova ferramenta surge para demonstrar a transformação da Terra durante esses 36 anos.

Com o timelapse é possível explorar diferentes regiões do mundo e acompanhar as transformações e também as destruições ao longo do tempo, como, o derretimento das calotas polares.

No Brasil, por exemplo, dá pra acompanhar a alteração causada em regiões como Mariana e Brumadinho, após as tragédias ambientais. Além disso, o desmatamento na Amazônia também fica bem evidente.

De acordo com o próprio Google, o principal objetivo para o desenvolvimento dessa ferramenta foi o intuito de "educar, informar e inspirar as pessoas para a reflexão sobre os cuidados com a casa de toda a humanidade".

Acesse o timelapse do Google Earth neste link.