Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Nova pesquisa revela que Vênus ainda é um planeta geologicamente ativo

De acordo com os especialistas, mais de 30 atividades vulcânicas foram detectadas recentemente no planeta

Penélope Coelho Publicado em 21/07/2020, às 09h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Vênus tirada em 1974 - Wikimedia Commons
Fotografia de Vênus tirada em 1974 - Wikimedia Commons

Um estudo da Universidade de Maryland em parceria com Instituto de Geofísica da ETH de Zurique, na Suíça, revelou cerca de 37 estruturas vulcânicas ativas recentemente em Vênus. As informações são da revista científica Nature Geoscience.

De acordo com a publicação, como essas atividades vulcânicas são novas, a descoberta leva a crer que o planeta ainda está ativo, o que contrapõe teorias antigas de que Vênus era um território quase estagnado geologicamente.

"É a primeira vez que podemos apontar para estruturas específicas e dizer 'veja, este não é um vulcão antigo, mas ativo hoje, dormente, mas não morto'”, afirmou o pesquisador Laurent Montési.

Versão 3D mostra duas coroas encontradas na superfície de Vênus / Crédito: Divulgação / Universidade de Maryland

Através de uma simulação das chamadas coroas — estruturas formadas por fluxo de materiais aquecidos — em 3D, a equipe usou dados sobre a atividade termomecânica de Vênus para chegarem a uma versão detalhada das descobertas.

Durante a simulação, os pesquisadores encontraram evidências presentes somente em atividades vulcânicas recentes. De acordo com os pesquisadores, as formações do planeta seguem evoluindo e servem como uma prova de que o interior de Vênus não esfriou como se achava anteriormente.