Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Nova série contará a história do maior traficante do Brasil: 'Nem'

Série policial é baseada em fatos reais e inspirada no livro 'O Dono do Morro – Um Homem e a Batalha Pelo Rio', de Misha Glenny

Redação Publicado em 23/08/2021, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de 'Nem' - Divulgação/SEAP/RJ
Foto de 'Nem' - Divulgação/SEAP/RJ

A Boutique Filmes (3% e Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime) e a BlackBox Multimedia (58 Segundos e Fisher of Souls) anunciam acordo de coprodução para a série Nemesis, baseada no livro 'O Dono do Morro – Um Homem e a Batalha Pelo Rio”.

A obra pertence ao repórter investigativo Misha Glenny, que também escreverá a série. Glenny ainda é conhecido por ser autor do livro McMafia que deu origem ao hit internacional com o mesmo nome estrelado por James Norton. 

Nemesis é baseada na história de vida de Antônio Francisco Lopes, que passou de um entregador de revistas com renda baixa à ‘Nem’, o rei da maior favela do Brasil, com mais de 70 mil habitantes, e o criminoso mais procurado do Brasil.

A série conta a trajetória desse homem que entrou para o crime depois de precisar de dinheiro para pagar as contas médicas de sua filha gravemente doente. ‘Nem’ era adorado pelos moradores da favela, mas tratado como sanguinário pela imprensa.

Para escrever o livro, Glenny dividiu seu tempo entre Brasil e Londres, morando durante vários meses na Rocinha, favela no centro da trama. O autor conduziu mais de 200 horas de entrevistas com todos os envolvidos e mais de 30 horas na penitenciária federal de segurança máxima com o próprio ‘Nem’. A série tem como co-protagonista um personagem fictício inglês baseado na história de Misha.

Misha Glenny criou uma narrativa com um toque internacional, porém fiel ao contexto local.

“É uma oportunidade única produzir uma história local com um ângulo internacional tão poderoso e ter a lideraça criativa de um hitmaker como Misha. É uma abordagem ousada, que vai além de outras séries que acontecem em favelas do Brasil. É um mergulho profundo em um dos personagens brasileiros mais intrigantes e ambíguos. Não poderíamos estar mais felizes de contar com a parceria da BlackBox nesta grande produção”, comenta Gustavo Mello, Produtor Executivo e sócio da Boutique Filmes.

“Estamos sempre procurando histórias com um forte apelo local, mas que ressoem com o público internacional. Trata-se de encontrar um equilíbrio entre autenticidade e universalidade e, quando lemos NEMESIS, tínhamos certeza de que havíamos encontrado as duas coisas. A história de ‘Nem’ é uma história brasileira, mas também é a história de um pai, de uma família e de uma comunidade. Estamos muito animados em fazer parceria com a equipe da Boutique Filmes e com o Misha Glenny, trazendo esta série para o Brasil e para o mundo”, diz Giuliano Papadia, CEO e Diretor Criativo da BlackBox Multimedia.

“A história de ‘Nem’ é um dos exemplos mais extraordinários de coragem e fragilidade humana que já encontrei em uma pessoa. Isso mostra que, mesmo em um ambiente brutal, somos guiados por uma moralidade inerente que prefere o bem ao mal, mas onde ainda pode ser impossível fazer as escolhas certas. Desde o minuto em que comecei a falar com eles, ficou claro que a BlackBox e a Blackbox entenderam exatamente quais eram as dimensões humanas da incrível história do ‘Nem’. É uma alegria trabalhar com eles”, diz Misha Glenny, autor de Nemesis e escritor da série.