Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Caçador de tesouros encontra moeda da Idade do Ferro semelhante a personagem de filme infantil

“Ele me deu e eu caí na gargalhada quando a vi”, revela líder do grupo de exploradores quando viu o níquel encontrado por Ron Silvester

Fabio Previdelli Publicado em 31/10/2019, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda frente e verso - Ron Silvester
Moeda frente e verso - Ron Silvester

Ron Silvester, um treinador de dardos aposentado, resolveu acompanhar um amigo que participa de um grupo de caçadores de tesouros durante uma busca em Buckinghamshire, no sul do Reino Unido. Equipado com um detector de metais, Ron não tinha nenhuma expectativa de encontrar algo, mas a  sorte de principiante resolveu ajudar o senhor de 69 anos.

Ele encontrou uma moeda de 2.000 mil anos de idade, chamada de Tasciovnos Ver. O níquel, que remete à Idade do Ferro, é estimado em cerca de 380 libras esterlinas (aproximadamente R$ 2.000).

Entretanto, o que chamou a atenção no artefato não era seu valor em si, mas sim a gravura marcada na moeda. Isso porque Mark Becher, líder do grupo de detectores de metais, notou uma incrível — e bizarra — semelhança entre o desenho estampado na moeda e o personagem Donkey, mais conhecido como o Burro do Shrek. “Ele me deu e eu caí na gargalhada quando a vi”, disse Mark.

Em seu perfeito estado de conservação, a peça representaria um cavalo nobre, mas com a deterioração do tempo partes do rosto desapareceram. O que restou foi uma figura estranha e muito semelhante com o carismático personagem que originalmente é dublado por Eddie Murphy.

Comparação de Donkey com a gravação na moeda / Crédito: DreamWorks / Ron Silvester

Ron disse que ninguém mais no experiente grupo, de quase 40 pessoas, encontrou outro tesouro escondido. “Mick [amigo que Ron acompanhava] estava incrédulo quando mostrei a ele, ele me disse que muitos detectores esperam a vida toda por algo assim”.