Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Segundo historiadora britânica, esta era a aparência de Jesus Cristo

A britânica Joan Taylor, do King's College, baseou-se em registros históricos, arqueológicos e a própria Bíblia

Thiago Lincolins Publicado em 01/03/2018, às 14h44 - Atualizado em 17/10/2018, às 17h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jesus: uma figura bem longe da imagem clássica - Cathy Fisher
Jesus: uma figura bem longe da imagem clássica - Cathy Fisher

Um novo estudo realizado pela professora Joan Taylor, do King’s College, em Londres, buscou recriar a imagem de Jesus da forma mais fiel possível, usando de registros arqueológicos, históricos e a própria Bíblia. Definitivamente, não era como aquele representado por Leonardo da Vinci.

Pela Bíblia, Jesus nasceu por volta de 4 a.C em Belém (a data vem do fim do reino de Herodes, a referência nos evangelhos). Passou a infância no Egito, pouco tempo antes de se mudar para Nazaré. Os escritos não fazem quase qualquer menção a suas características – só algumas referências às roupas que o Nazareno e os seus discípulos vestiam.  

Baseando-se em esqueletos de homens da Judéia, o estudo de Taylor, publicado no recém-lançado What Did Jesus Look Like? ("Com O Que Jesus Se Parecia?"), indica que Jesus tinha por volta de 1,70 de altura. Essa é a média dos homens judeus do século 1 nos esqueletos encontrados por arqueólogos. Ter olhos castanhos, cabelos pretos e pele olivada, como eram descritos os judeus de então. Mantinham o cabelo e a barba curtos para se livrar dos piolhos.

Taylor acredita que, como nada disso é mencionado na Bíblia, Jesus provavelmente estava na média. Alguém teria notado se fosse mais claro, cabeludo, barbudo, com olhos de uma cor atípica.

Reconstrução usada no livro / Cathy Fisher

Jesus também foi descrito como um carpinteiro que fez muitas caminhadas e em algumas vezes não tinha o que comer. Assim, Taylor acredita que ele provavelmente era magro e musculoso."Baseando-se no trabalho que realizava, Jesus era um homem físico", diz a pesquisadora em entrevista ao Live Science. "Ele não deve ser representado como alguém que viva uma vida leve, e essa é muitas vezes, a imagem que temos." 

Sobre as roupas, Jesus devia andar de sandálias ao estilo romano, provavelmente bem remendadas por tanto uso. Vsetia uma túnica, um camisetão que ia até acima dos joelhos, e um pano enrolado fazia as vezes de roupa de baixo. Ambos eram da cor natural do tecido, pois o branco ou o tingido custavam caro. Exceto se algum de seus seguidores o presenteasse com roupas novas, provavelmente também deviam estar bem gastas.

Taylor também acredita que as pinturas que retratam Jesus como um homem bonito demais. Se ele fosse realmente assim, os escritos do evangelho ou outros escritores teriam notado. Moisés e Davi são retratados como homens muito bonitos na Bíblia hebraica.