Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ditadura Militar

Novo livro de vítima da ditadura conta com prefácio de Dilma Rousseff

Ana Maria Ramos Estevão lança ‘Torre das Guerreiras’, em que relembra a tortura, o exílio e as grandes personalidades que conheceu no período

Redação Publicado em 17/01/2022, às 11h56 - Atualizado às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestação "diretas já" pedindo eleições diretas para presidente - Arquivo da Agência Brasil - ABr via Wikimedia Commons
Manifestação "diretas já" pedindo eleições diretas para presidente - Arquivo da Agência Brasil - ABr via Wikimedia Commons

Ana Maria Ramos Estevão foi uma das militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN) torturadas pela ditadura militar, que perdurou no Brasil entre 1964 e 1985. Para reunir suas memórias do período, ela lançou o livro “Torre das Guerreiras”.

Publicada pela Editora 106, a obra conta com um prefácio escrito pela ex-presidente Dilma Rousseff, que também atuou pela derrubada do regime autoritário do país em alguns movimentos de esquerda e foi torturada por agentes da ditadura.

“A brava Ana Maria soube enfrentar o pior e, felizmente, está aqui para nos contar. Muitas não tiveram a mesma chance”, escreve Dilma. “Neste livro não há rancor, apenas o desejo de que aquelas tragédias não sejam esquecidas pelas atuais gerações”, acrescenta.

“Comove pela honestidade e pela capacidade que a autora tem de, mesmo em meio ao ódio e à brutalidade das torturas com que nós, presos políticos, fomos tratados, encontrar, onde preponderava o sofrimento, pequenas alegrias e motivos para acreditar na humanidade quando a rotina era a banalidade do mal”, afirma a ex-presidente.

No livro, Ana Maria relembra a tortura sofrida por agentes do regime, como o delegado Sérgio Paranhos Fleury e o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, em contraposição com as personalidades notáveis que conheceu no período, a exemplo do educador Paulo Freire, que também foi perseguido na época, e o período de exílio.

Com “Torre das Guerreiras”, a autora também traz outra conotação para a ala da penitenciária feminina conhecida como Torre das Donzelas, situada no prédio alto do Presídio Tiradentes, em São Paulo.


Torre das guerreiras e outras memórias, por Ana Maria Ramos Estevão (2022) - https://amzn.to/3rx14hQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W