Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

O Coração do Rei: livro aborda personalidade de Dom Pedro I

Na obra, a autora Iza Salles narra um dos períodos mais significativos da história do Brasil pela perspectiva do imperador

Penélope Coelho Publicado em 24/09/2020, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro I em pintura oficial - Wikimedia Commons
Dom Pedro I em pintura oficial - Wikimedia Commons

Através do livro O Coração do Rei - A vida de dom Pedro I: o grande herói luso-brasileiro, a escritora e jornalista Iza Salles traz à tona facetas pouco conhecidas e discutidas de Dom Pedro I. A obra lançada em 2019, pela editora Edições de Janeiro, aborda a vida do imperador na idade de 36 anos.

Fazendo o uso de seu conhecimento jornalístico apurado, além de inúmeras pesquisas em documentos e jornais da época, Salles vai além quando consegue abordar a personalidade de Dom Pedro I. Em seu segundo livro, Iza retrata um estadista astuto, negociador, gestor, filho, pai, apaixonado e um defensor das liberdades democráticas, mesmo que tenha nascido em berço autoritário. 

“O absolutismo que moldara na infância sua índole indomável nele se alternava com a admiração incontida pelos princípios do constitucionalismo, por cuja beleza fora arrebatado muito jovem. Resistia a se deixar comprimir nos moldes constitucionais, mas, ao mesmo tempo, submetia-se a eles". (O Coração do Rei, p.253). 

Capa do livro O Coração do Rei / Crédito: Divulgação 

A narrativa é conduzida pelo frei Antônio de Arrábida, religioso que acompanhou Pedro em praticamente toda a sua vida. De acordo com a autora, a escolha do uso de um narrador para contar a história se deu após muitas referências feitas por Otávio Tarquínio de Sousa ao frei nos três volumes de sua obra, A vida de Pedro I. Além disso, até então, a importância do religioso na trajetória do imperador havia sido ignorada.

Na obra, outros três religiosos ajudam a contar os acontecimentos vividos por Pedro, ao fim da leitura é possível perceber que a autora presta uma homenagem a três grandes historiadores do século XX, que haviam sido quase esquecidos. 


+ Saiba mais sobre o tema através da obra disponível na Amazon:

O Coração do Rei: A vida de dom Pedro I, de Iza Salles (2019) - https://amzn.to/2wi3sAa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W