Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

O que aconteceu com a ator que atuou como Sabiá em 'A Favorita'?

Responsável por roubar a namorada do próprio filho na trama, o personagem marcou os espectadores da trama

Wallacy Ferrari Publicado em 26/05/2022, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lúcio Mauro caracterizado em 'A Favorita' - Divulgação / TV Globo
Lúcio Mauro caracterizado em 'A Favorita' - Divulgação / TV Globo

Atualmente em exibição no bloco 'Vale a Pena Ver de Novo', a TV Globo angaria saudosistas com a novela 'A Favorita', que fez sucesso ao ser transmitida originalmente entre 2008 e 2009, sendo importada mundialmente. Contudo, um marcante personagem chama ainda mais atenção dos telespectadores por sua desenvoltura e carisma.

Interpretando o pai de Dodi, vilão incorporado por Murilo Benício na trama, o personagem José Gentil, apelidado de Sabiá, interpretado pelo já consagrado ator Lúcio Mauro, marca o enredo da produção por "roubar" a namorada do próprio filho, a jovem Manu, vivenciada pela atriz Emanuelle Araújo.

A figura do astro da terceira idade, que estrelava a novela aos 76 anos, contrastava com a figura da jovem, sendo uma vingança comemorada pelos espectadores contrários a agressividade de Dodi. Contudo, a passagem marcante do ator chama também atenção por ser a penúltima novela das 21h que ele compôs o elenco.

Lúcio Mauro e Emanuelle Araújo em cena de 'A Favorita' / Crédito: Divulgação / TV Globo

Partida trágica

Pai do ator Lúcio Mauro Filho, que hoje compõe a banda do programa vespertino 'Caldeirão com Mion', o lendário ator ainda fez participações em episódios de ‘A Grande Família’, o seriado ‘Gabriela’ e ‘Caminho das Índias’, esta última sendo a participação final do ator no elenco fixo da principal faixa de novelas da emissora carioca.

Em decorrência da idade avançada, concretizou sua última aparição televisiva em uma participação especial no remake de ‘Escolinha do Professor Raimundo’, em 2015, onde se restringiu ao pequeno papel como o zelador Aderaldo, chegando a contracenar com o filho, que interpretou Aldemar Vigário.

Lúcio Mauro faleceu 10 anos após o lançamento de sua última novela das 21h, em maio de 2019, aos 92 anos de idade. Em seus momentos finais, ele esteve internado em uma clínica no Rio de Janeiro para tratar problemas respiratórios, mas morreu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W