Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

O que sabemos sobre a Space X, a missão tripulada de Elon Musk ao espaço

Essa é a primeira vez em nove anos que acontece uma viagem espacial e todos seus preparativos e decolagem poderão ser vistos ao vivo na internet

Paola Churchill Publicado em 27/05/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O foguete Falcon 9 - NASA
O foguete Falcon 9 - NASA

Nesta quarta-feira, 27, a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk em parceria com a Nasa, irá levar dois astronautas americanos à Estação Espacial Internacional, a decolagem ocorrerá da Estação Kennedy, na Flórida.

Essa é a primeira viagem espacial em nove anos e também a primeira vez que uma empresa privada manda astronautas para o espaço.

Testes

O foguete tem a previsão de decolar hoje às 17h33 (horário de Brasília) da mesma plataforma que a Apollo 11 partiu. em 1969. Contudo, a previsão de uma forte chuva pode adiar o lançamento, caso isso acontecer, a decolagem deve ocorrer no sábado, 30, às 16h22.

Impulsionada pelo Falcon9, a cápsula Crew Dragon, deve ultrapassar a velocidade de 27 mil quilômetros por hora e chegar amanhã, 28, até a Estação Espacial Internacional. A Nasa concedeu à empresa de Elon Musk, como forma de estimular o mercado espacial comercial, mais de 3 bilhões de dólares para o desenvolvimento de cápsulas espaciais.

A decolagem do Falcon 9 está prevista para hoje à tarde/Crédito: Divulgação/Twitter 

Novas tecnologias

Para essa missão foram convocados os experientes astronautas da Nasa, Robert Behnken e Douglas Hurley. Ambos fizeram diversos elogios a aeronave criada pela SpaceX, inclusive, Hurley até brincou dizendo que a nave é um “novo passo da lógica” fazendo uma pequena alusão a frase de Neil Armstrong “este é um pequeno passo para um homem; e um salto gigante para a humanidade” quando o homem pisou na lua, em 1969.

“Minha primeira impressão sobre o interior da Crew Dragon? Fiquei impressionado. É obviamente uma nave espacial moderna com design aerodinâmico e muito confortável. Os assentos são basicamente de carros de corrida e o quesito segurança foi bastante considerado”, disse o astronauta em sua conta no Twitter.

Robert e Douglas já tem as funções bem definidas na missão que foi nomeada como Demo-2. Behnken é responsável por atracar a nave na Estação Espacial Internacional, enquanto Hurley cuidará do lançamento e do pouso.

Os astronautas norte americanos Robert Behnken e Douglas Hurley/Crédito: Divulgação/Twitter 

Ao vivo

Um evento como esse costuma atrair vários curiosos até o Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida. Porém, em tempos de pandemia, aglomerações são proibidas. Mas, para ninguém ficar de fora desse marco histórico, tanto a Nasa como a SpaceX estão fazendo em seus sites transmissões ao vivo de todos os preparativos e da decolagem.

Além das equipes da Nasa e da SpaceX, estarão presentes durante o lançamento o presidente estadunidense Donald Trump e seu vice, Mike Pence.

Para que o sonho de colonizar Marte de Elon Musk seja realizado, é fundamental que a missão de hoje seja um sucesso. A SpaceX testou a cápsula sem astronautas no ano passado, mas o veículo acabou explodindo no mês seguinte devido a problemas na válvula de emergência.