Notícias » Entretenimento

O relato da musa que aparece nua em 'Pantanal': 'Me enganaram'

Eternizada na abertura da novela, Nani Venâncio era vista em todos os episódios da trama icônica

Wallacy Ferrari Publicado em 20/02/2022, às 10h00 - Atualizado em 25/03/2022, às 10h00

Abertura de 'Pantanal' com Nani Venâncio
Abertura de 'Pantanal' com Nani Venâncio - Divulgação / Bloch

Prestes a receber um remake pela TV Globo, a novela ‘Pantanal’ marcou a história da TV brasileira ao liderar a audiência em 1990 com paisagens gravadas em locais reais, revelações de atores marcantes e o enaltecimento de suas belezas naturais, desde sua abertura até em suas cenas.

No caso da abertura, em específico, o início daquela década era marcado pelo avanço da computação na arte, principalmente na morfologia digital.

No início dos anos 90, Michael Jacksonsurpreendeu o mundo ao se tornar uma pantera no clipe de ‘Black or White’. No cinema, os efeitos de 'Exterminador do Futuro 2' também enalteciam as mudanças de formas impossíveis de serem reproduzidas na vida real.

No Brasil, um episódio marcante se deu Rede Manchete: uma onça pintada se transformava em uma bela mulher, que aparecia nua na introdução de ‘Pantanal’. Contudo, se engana quem acredita que a modelo que aparece na abertura tem boas memórias sobre as cenas sem roupas.

Nua na novela

Nani Venâncio, ícone de beleza nos anos 1990, era capaz de deixar o público de queixo caído, mas nos bastidores, passou por momentos infelizes.

Ao gravar as cenas na água, rodadas na piscina da sede da emissora, no Rio de Janeiro, ela teve de deixar de lado o tapa-sexo, sob a promessa de que não seria exposta.

Não ganhei bem para fazer a abertura, eu era funcionária da Manchete e fazia o que me mandavam. Não era eu ficar totalmente nua, eles me enganaram. Naquele tempo, a gente era muito ingênuo. [...]  Aí o diretor me pediu para tirar, porque só apareceria a lateral do meu corpo, e acabei confiando", relatou em vídeo publicado no YouTube.

No lançamento da produção, ela reuniu familiares, amigos, membros do elenco e até o então marido, o ex-paquito Egon Júnior, conhecido como Gígio, para assistir a abertura.

Para sua surpresa, estava completamente exposta: "Eu estava casada e perdi o marido. Estávamos todos reunidos para ver a estreia, e, de repente, fiquei em choque", completou.

Após o episódio, Nani decidiu deixar a carreira na atuação de lado, como repercutiu o portal UOL. Hoje em dia, ela apresenta o programa de variedades "Tarde Top", na Rede Brasil.