Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Objeto brilhante visto no céu do Ceará intriga moradores

Avistamento ocorreu na noite de ontem, 12

Fabio Previdelli Publicado em 13/10/2021, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Objeto avistado no céu do Ceará - Divulgação/G1
Objeto avistado no céu do Ceará - Divulgação/G1

Na noite da última terça-feira, 12, no Ceará, diversas pessoas avistaram um brilhante objeto voador que cruzava os céus. O avistamento causou grande curiosidade em moradores de Fortaleza e Tianguá.  

Um dos registros foi feito no bairro de Aerolândia (em Fortaleza) por volta das 18 horas — o mesmo horário que um morador da cidade da Serra de Ibiapaba também gravou o misterioso objeto que cruzava o horizonte.  

"Eu e minha esposa ficamos olhando, nem piscava, nem fazia barulho como um avião", conta Marcos, responsável pelo segundo registro, em entrevista ao G1. 

O ‘fenômeno’ foi explicado por Romário Fernandes, professor de astronomia, em entrevista ao portal da Globo.

"Ontem à noite teve realmente uma passagem bem brilhante da Estação [Espacial Internacional], que está a 424 km de altitude e dá 16 voltas em torno da terra por dia. De tempos em tempos ela é visível, passando aqui por Fortaleza e em qualquer lugar do mundo. Todo dia ela pode ser vista em um local diferente". 

Fernandes explica que o avistamento da ISS não é algo raro: "Você consegue ver quando ela está passando sobre a região onde você está no final da manhã, no final da madrugada ou no final da tarde e começo da noite. São os horários que o céu ainda está escuro, mas a luz do sol consegue iluminar o que está lá em cima”, completa.