Notícias » Mundo

Objeto misterioso vem transmitindo ondas de rádio a cada 16 dias na Terra

Um galáxia? Um astro? Um objeto alienígena? Informações vindas do espaço vêm intrigando os cientistas do mundo

André Nogueira Publicado em 10/02/2020, às 07h00 - Atualizado às 07h33

Rajada rápida de rádio
Rajada rápida de rádio - Wikimedia Commons

Um objeto astronômico não identificado, a 500 milhões de anos-luz da Terra, vem intrigando os cientistas, que vem receptando transmissões de sinais periódicos que chegam a cada 16 dias no planeta. Sem saber do que se trata, apenas sabe-se que as transmissões ocorrem via rádio.

Até o inicio das captações, já foram percebidos mais de cem tipos de rajadas breves de radiação, sendo que apenas 10 delas demonstraram repetição. Não foi possível perceber qualquer tipo ritmo consistente. Porém, o radiotelescópio CHIME, do Canadá, concebeu o padrão de chagada dos raios.

Segundo a hipótese de alguns pesquisadores, o responsável pelas transmissões é uma galáxia espiral. "Isso nos levará em uma direção interessante para chegar ao fundo desses repetidores", afirma Duncan Lorimer, astrofísico da Universidade de West Virginia, à Science News.

Por conta da periodicidade das transmissões, bastante esparsas, anula-se a hipótese de um canal de transmissão intencional e racional (um “farol alienígena”, nas palavras de Leon Oostrum, do Instituto Holandês de Radioastronomia), mas é possível afirmar que o transmissor orbita algum astro maior, como uma estrela.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

O guia definitivo do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams (2013) - https://amzn.to/3buNPVW

A História do Universo para quem tem pressa: Do Big Bang às mais recentes descobertas da astronomia! de Colin Stuart (2018) - https://amzn.to/3btdrSV

O Universo, de Jean-Pierre Vernant (2020) - https://amzn.to/31OTFNl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.