Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Após polêmica, objetos pessoais de Hitler são leiloados na Alemanha

Com o objetivo de impedir propaganda neonazista, empresário gastou uma fortuna ao adquirir itens do tirano

Daniela Bazi Publicado em 25/11/2019, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adolf Hitler ficou a frente do Partido Nazista de 1934 a 1945 - Getty Images
Adolf Hitler ficou a frente do Partido Nazista de 1934 a 1945 - Getty Images

Um empresário libanês chamado Abdallah Chatila doou itens nazista que ele adquiriu em um controverso leilão na Alemanha para uma campanha de arrecadação de fundos israelense.

Chatila gastou aproximadamente 600.000 euros em objetos como o chapéu de Hitler, um maço de cigarros do ditador nazista, uma máquina de escrever, e uma edição do Mein Kempf coberta em prata.

Ele afirmou que fez a compra para prevenir que os itens fossem usados em propaganda neonazista. "O populismo de extrema-direita e o anti-semitismo estão se espalhando por toda a Europa e pelo mundo", relatou ao jornal suíço Le Matin Dimanche. “Eu não queria que esses objetos caíssem em mãos erradas e fossem usados por pessoas com intensões desonestas.”

Após o leilão, que foi alvo de críticas, os itens foram doados para a arrecadação de fundos da organização sionista Keren Hayesod. 

Chapéu leiloado que pertenceu a Hitler, com as iniciais "AH" / Crédito: Divulgação

A ação de Chatila foi elogiada por grupos judeus, incluindo a Associação Judaica Europeia (European Jewish Association), onde foi afirmado que os itens do leilão têm um pequeno valor histórico e seria comprado por indivíduos que glorificam o nazismo.

[Colocar ALT]
A edição do Mein Kempf coberta em prata / Crédito: divulgação

Rabbi Menachem Margolin, líder da AJE, disse que o Sr. Chatila irá fazer uma visita, junto com 100 membros do parlamento europeu, ao campo de concentração de Auschwitz, em janeiro, para receber um prêmio.

A casa responsável pelo leilão, afirmou que os clientes normalmente são museus, colecionadores de estado e colecionadores pessoais, e que outras providencias já foram tomadas para que os itens não caiam em mãos erradas.


+Saiba mais sobre a vida de Adolf Hitler através dos livros abaixo

O Carisma de Adolf Hitler, Laurence Rees (2013)

link - https://amzn.to/2pR13cI

Hitler, Ian Kershaw (2010)

link - https://amzn.to/2OgKdgx

Adolf Hitler, Volker Ullrich (2014)

link - https://amzn.to/2pKXO6n

Hitler (Box), Joachim Fest (2017)

link - https://amzn.to/33etC1j

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.