Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Obra conta a trajetória do famoso dramaturgo Luigi Pirandello

“Adeus, Pirandello”, de Marco Lucchesi, apresentada cenário político e cultural do Rio de Janeiro da década de 1930

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 08/04/2021, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luigi Pirandello, o dramaturgo - Wikimedia Commons
Luigi Pirandello, o dramaturgo - Wikimedia Commons

Lançado no fim de 2020 pela Editora Rua do Sabão, o romance “Adeus, Pirandello”, do presidente da Academia Brasileira de Letras e vencedor por três vezes do Prêmio Jabuti, Marco Lucchesi, retrata a sociedade carioca da década de 1930.

A obra se passa em 1927, quando o famoso dramaturgo e futuro ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Luigi Pirandello, visitou a cidade do Rio de Janeiro junto com a sua companhia de teatro. Autor de “Seis personagens à procura de um autor”, o artista ficou fascinado pela até então capital do Brasil. 

[Colocar ALT]
Adeus, Pirandello, de Marco Lucchesi (2020) / Crédito: Divulgação / Editora Rua do Sabão

“Esse livro há muito tempo insiste dentro de mim. Uma obsessão que não encontrou mais freios durante a pandemia. Era preciso falar daquele distante 1927 e projetá-lo no Rio de Janeiro de hoje. Amores perdidos e fiéis dentro da cidade e no mundo. E o fantasma de Pirandello me acompanha desde a minha juventude. A conversa precisava chegar a bom termo. A solidão e a esperança caminham lado a lado nessas páginas”, revelou Marco Lucchesi.

Na época, a atriz italiana Martha Abba, por quem o dramaturgo tinha uma paixão platônica, o acompanhou para realizar duas temporadas da peça teatral. Em 15 de setembro de 1927, o jornal O Globo chegou a noticiar: “Martha Abba é a grande alma do seu theatro”.

Fluente em mais de uma dezena de idiomas, Marco Lucchesi mescla, ainda, em sua obra diversas temáticas, como solidão, epidemia, amor, literatura e arte.

“Com 'Adeus, Pirandello' Marco Lucchesi fecha uma trilogia carioca iniciada em 2010 com O dom do crime, cujo cenário é o Rio ao tempo de Machado de Assis (1886). O passo seguinte foi O bibliotecário do Imperador, de 2013, ambientado no mesmo Rio e no mesmo século 19 (1889). Mais uma vez, o poeta que traz nos olhos o clarão de um mundo inacabado nos oferece uma mistura hipnótica de prosa e poesia, num concerto de palavras com enredos labirínticos e fragmentos de discursos memorialísticos, entrecortados pela grave melodia do presente. Tudo para o prazer de sua leitura”, disse Antônio Torres.     

A memorável e eletrizante obra “Adeus, Pirandello”, encontra-se disponível na Amazon em formato de capa comum. 


+Saiba mais sobre obras de Marco Lucchesi por meio da Amazon:

Adeus, Pirandello, de Marco Lucchesi (2020) - https://amzn.to/321yLve

Cultura da paz, de Marco Lucchesi (2020) - https://amzn.to/3t4kXvU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W