Notícias » Cultura

Obra discute questões éticas e filosóficas a partir das emoções dos animais

"O último abraço da matriarca: As emoções dos animais e o que elas revelam sobre nós", de Frans de Waal, mostra a ligação do ser humano com o instinto

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 10/06/2021, às 18h49

Capa da obra O último abraço da matriarca (2021)
Capa da obra O último abraço da matriarca (2021) - Divulgação / Zahar

Recém-lançada pela editora Zahar, a obra “O último abraço da matriarca: As emoções dos animais e o que elas revelam sobre nós”, do primatólogo Frans de Waal, apresenta uma reflexão profunda sobre éticas e filosofias da atualidade, a partir do emocional de outras espécies. 

Partindo da emocionante história de Mama, a matriarca de 59 anos de uma colônia de chimpanzés, e do professor de biologia Jan van Hooff, o autor apresenta uma discussão minuciosa sobre questões emocionais da atualidade. 

[Colocar ALT]
Capa da obra O último abraço da matriarca (2021) / Crédito: Divulgação / Zahar 

Diante da saúde fragilizada da matriarca, o pesquisador decide visitá-la para uma despedida. Diferente do que se pode imaginar, a chimpanzé reagiu de forma positiva à visita do humano. Durante o encontro, Mama sorriu e tranquilizou o amigo que já conhecia de longa data. 

Segundo a obra, a fêmea parecia saber que o professor estava aflito com a sua saúde. No entanto, ela lhe deu tapinhas sutis no pescoço, como se buscasse tranquilizá-lo sobre a sua partida dessa vida. 

A partir desta emocionante história, o primatólogo Frans de Waal reflete sobre as emoções dos animais e explica como tais gestos surgem efeitos sobre os seres humanos. Além disso, o autor apresenta outras histórias eletrizantes, que mostram a capacidade que todos possuem de amar, odiar, sentir medo e culpa.

“Cativante, cheio de compaixão e insights sobre a vida dos animais, incluindo os humanos”, disse Yuval Noah Harari. 

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, esta obra conta com a tradução de Pedro Maia Soares e a ilustre arte de capa feita por Rafael Nobre.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Frans de Waaldisponíveis na Amazon: 

O último abraço da matriarca: As emoções dos animais e o que elas revelam sobre nós , de Frans de Waal (2021) - https://amzn.to/3g9FZFp

Primatas e Filósofos, de Frans de Waal (2020) - https://amzn.to/3pGzRYp

A era da empatia, de Frans de Waal (2010) - https://amzn.to/3weRuBh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W