Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Obra emocionante resgata arte feita por judeus do campo de concentração de Theresienstadt

Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt, de Silvia Lerner apresenta manifestações artísticas feitas por vítimas do Holocausto

Victória Gearini Publicado em 19/01/2021, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desenho presente na obra Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt - Divulgação / Editora Rio Books
Desenho presente na obra Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt - Divulgação / Editora Rio Books

Com lançamento no dia 29 de janeiro pela Editora Rio Books, a obra Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt, da historiadora Silvia Rosa Nossek Lerner, apresenta uma análise do campo de concentração da cidade de Terezin — que após a ocupação nazista passou a ser chamada de Theresienstadt — na antiga Tchecolosváquia.

A partir de uma pesquisa minuciosa, que durou cerca de três anos, a autora resgatou obras culturais produzidas por judeus levados a esse campo, como música, teatro, poesias, jornais e revistas.

Além disso, desenhos feitos pelos adultos e até mesmo por crianças, ganham um destaque especial nesta edição.

“Por meio da arte, é possível recompor um pouco da História antes do Holocausto, entender o momento histórico, bem como conhecer lugares e acomodações onde ficaram aprisionados, seu dia a dia, as condições de vida, as emoções diante das saudades e da incerteza do futuro, a morte permeando a vida e seus significados humano e emocional”, revela Silvia Lerner, que visitou a cidade de Terezin para produzir a obra.

Capa da obra Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt / Crédito: Divulgação / Editora Rio Books

Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi criado como modelo de campo de concentração, para receber a visita do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Recebendo escritores, políticos, músicos, cantores, artistas, professores, intelectuais e designers, o local tinha a finalidade de persuadir o mundo de que os judeus não eram maltratados pelos nazistas.

Muitos dos prisioneiros deixaram um vasto material para trás, como desenhos, músicas, peças de teatro, poesias e outras publicações, que hoje em dia recontam de maneira artística os horrores vividos em um campo de concentração.

Desenho presente no livro de Silvia Lerner / Crédito: Divulgação / Editora Rio Books

Com uma linguagem envolvente, a autora contextualiza em cinco capítulos, o período histórico que corresponde ao Holocausto, na mesma medida que resgata trabalhos e documentos de artistas que foram aprisionados em Theresienstadt.

Disponível na Amazon em formato de capa comum, em suma, esta ilustre obra trata-se de um importante documento histórico sobre um dos períodos mais sombrios da História da humanidade.


+Compre a obra na Amazon Brasil:

Arte Em Tempos De Intolerância - Theresienstadt, de Silvia Rosa Nossek Lerner (2021) - https://amzn.to/3bWkcPU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W