Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Literatura

Obra explica a importância da Antiguidade Clássica para a construção do ocidente

Grécia e Roma, do historiador Pedro Paulo Funari, revela a influência da cultura greco-romana para a sociedade pós-moderna

Victória Gearini Publicado em 08/07/2020, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da capa da obra Grécia e Roma (2001) - Divulgação / Editora Contexto
Imagem da capa da obra Grécia e Roma (2001) - Divulgação / Editora Contexto

A História da Grécia e Roma Antiga fascinam milhares de pessoas ao redor do mundo por estarem diretamente ligadas à construção social, linguística e cultural da sociedade atual. A obra Grécia e Roma, do historiador Pedro Paulo Funari, oferece uma biografia completa destas civilizações que impactaram a construção do ocidente.

Lançado em 2001, pela Editora Contexto, o livro possui uma linguagem simples e acessível, seguindo uma sequência clara e coerente dos aspectos que moldaram essas civilizações e que, até hoje, são elementos importantes para a sociedade.

[Colocar ALT]
Obra Grécia e Roma, de Pedro Paulo Funari (2001) / Crédito: Divulgação / Editora Contexto 

Para o autor, nenhuma formação educacional e cultural está completa sem o conhecimento da cultura clássica, herança deixada pelos antigos povos gregos e romanos. Nesta obra, é possível perceber como palavras e expressões utilizadas por eles fazem parte de cotidiano da sociedade pós-moderna. 

Outro fator relevante são os costumes e tradições que norteiam a vida das pessoas no ocidente, como a Matemática, a Filosofia, o Direito, a Medicina, o Esporte e a Arquitetura, que são parte da herança greco-romana.

Disponível para venda na Amazon, a obra é um relato formidável da Antiguidade Clássica, e revela, ainda, detalhes que vão além dos livros de História. 

Confira abaixo um trecho da obra Grécia e Roma (2001):

“Estamos imersos nas referências à cultura clássica, da Grécia e de Roma antigas, mesmo sem nos darmos conta. Um exemplo simples: palavras e expressões como mito, labirinto, república, democracia, senado, Édipo, Vênus, sorte lançada, entre muitas outras que fazem parte de nosso cotidiano, são heranças dos antigos gregos ou romanos. Determinados costumes, tradições e maneiras de pensar que norteiam nossas vidas hoje também se originam da Antiguidade Clássica. Não há estudante de Matemática que passe sem o teorema de Pitágoras. Não há filósofo que não conheça Platão e Aristóteles. O Juramento de Hipócrates tradicionalmente faz parte da solenidade de formatura dos médicos que prometem praticar a medicina honestamente. Muitos elementos da cultura pop — filmes, games , animações, romances históricos — bebem nas fontes antigas, falam de gladiadores, imperadores romanos, deusas gregas, musas, César, Cleópatra, Cupido... e fazem grande sucesso porque continuam interessantes nos dias de hoje. Museus e exposições dedicados ao tema ao redor do mundo seguem atraindo filas de visitantes. E quem não admira os Jogos Olímpicos? Este livro leva o leitor a conhecer melhor esses povos antigos que tanta influência tiveram, e ainda têm, na civilização ocidental. Ele também quer ser um estímulo para que o leitor possa ir além e pesquise outras obras sobre o fascinante mundo dos gregos e romanos.

Assim, optei por uma sequência histórica clara e por tratar de aspectos essenciais e recorrentes a respeito da Antiguidade Greco-Romana, dando destaque aos elementos que permanecem importantes para nós hoje em dia. Aqui, apresento a trajetória das civilizações helênicas mais antigas e seu contato com o Oriente, o período obscuro, o auge clássico, o helenismo na encruzilhada de três continentes: Europa, Ásia e África. Em seguida, falo de Roma desde as origens, a República, sua crise e guerras civis, o Império, ascensão do cristianismo e o surgimento de uma nova era, a Antiguidade Tardia. Acompanhando a narrativa histórica, lembro alguns dos grandes tesouros culturais da arquitetura, da mitologia, da religiosidade, da literatura, do direito, sem me esquecer da vida cotidiana, dos saberes e dos sentimentos de nossos antepassados. Procuro também mostrar, neste livro, aspectos e temas que estiveram por um bom tempo fora da tradição historiográfica relativa ao mundo antigo, como é o caso das mulheres ou dos humildes.”


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Pedro Paulo Funari disponíveis na Amazon:

Grécia e Roma, de Pedro Paulo Funari (2001) - https://amzn.to/3ecgpeG

A temática indígena na escola: Subsídios Para os Professores, de Pedro Paulo Funari e Ana Piñón (2010) - https://amzn.to/38F30uQ

Os Antigos Habitantes Do Brasil, de Pedro Paulo Funari (2019) - https://amzn.to/2ZRtkh4

Pré-história do Brasil, de Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noelli (2002) - https://amzn.to/38BIpYh

Religiões que o mundo esqueceu: como egípcios, gregos, celtas, astecas, e outros povos cultuavam seus deuses, As eBook Kindle, de Pedro Paulo Funari (2012) - https://amzn.to/2VYSaug

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W