Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Obra inédita analisa o contexto histórico do complexo de inferiorização dos brasileiros

"Complexo de vira-lata: Análise da humilhação brasileira", de Marcia Tiburi, investiga a origem colonial deste processo institucionalizado

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 08/06/2021, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra Complexo de vira-lata (2021) - Divulgação / Civilização Brasileira
Capa da obra Complexo de vira-lata (2021) - Divulgação / Civilização Brasileira

Recém-lançada pela Editora Civilização Brasileira, a obra “Complexo de vira-lata: Análise da humilhação brasileira”, da filósofa e feminista Marcia Tiburi, apresenta uma discussão filosófica profunda sobre o complexo de inferiorização dos brasileiros com relação a outros países considerados de “primeiro mundo”.

[Colocar ALT]
Complexo de vira-lata: Análise da humilhação brasileira, de Marcia Tiburi (2021) / Crédito: Divulgação / Civilização Brasileira

De acordo com a renomada escritora, tal fato está diretamente ligado ao contexto histórico do Brasil. A partir de uma análise concisa, a autora compreende que o sentimento de humilhação e inferiorização nacional é uma práxis. Isto é, ao mesmo tempo que é uma ação, também é uma produção mental e emocional.

Com origem colonial, este sentimento perdura até os dias de hoje. Conforme a análise da autora, este sentimento é a base da guerra de classes, entre ricos e pobres, sustentando a submissão de classes menos favorecidas.

Dentre as questões analisadas pela filósofa, ela reflete sobre o roubo de identidade indígena, a escravidão e a relação de apagamento do colonizador com os colonizados. A partir de estudos de psicanálise, história e literatura, Marcia Tiburi consegue trazer à tona a origem do que ela chama de “humilhação brasileira”.

Por meio de uma linguagem simples e acessível, a especialista busca romper com este “complexo de vira-lata” e explica que este processo não é um sentimento recente, mas sim uma construção histórica enraizada na sociedade brasileira desde o período colonial.  

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, este livro, em suma, trata-se de obra fundamental para quem busca estimular o pensamento crítico e compreender as origens históricas de assuntos atuais.


+Confira o perfil de Marcia Tiburi nas redes sociais:


++Saiba mais sobre esta e outras obras de Marcia Tiburi disponíveis na Amazon: 

Complexo de vira-lata: Análise da humilhação brasileira, de Marcia Tiburi (2021) - https://amzn.to/3x7bp5e

Complexo de Vira-Lata (Acompanha Marcador e Pôster), de Marcia Tiburi (2021) - https://amzn.to/2T42i6t

Um fascista no divã, de Marcia Tiburi e Rubens Casara (2021) - https://amzn.to/3wahSwc

Como conversar com um fascista, de Marcia Tiburi (2015) - https://amzn.to/3w076Z8

Como derrotar o turbotecnomachonazifascism, de Marcia Tiburi (2020) - https://amzn.to/3gbErcM

Feminismo em comum: Para todas, todes e todos, de Marcia Tiburi (2018) - https://amzn.to/3gh6SX4

Delírio do poder: Psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação, de Marcia Tiburi (2019) - https://amzn.to/3pvKVI1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W