Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Obra inédita analisa a origem do pensamento político até a crise nas democracias

Três Mil Anos de Política, de José Luiz Alquéres retrata, ainda, os efeitos do passado no processo de globalização

Victória Gearini Publicado em 22/11/2020, às 08h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Passado, presente e futuro são linhas históricas inevitavelmente conectadas, como retrata a memorável obra Três Mil Anos de Política, de José Luiz Alquéres. Lançado no início deste mês, pela Edições de Janeiro, o livro apresenta uma importante reflexão sobre a história da política.

Por meio de uma linguagem leve e acessível, o autor retrata o pensamento político, desde a sua origem, na China e na Grécia, passando pelos Romanos, a Idade Média, a Idade Moderna, até os acontecimentos mais contemporâneos, como os modelos totalitários, neoliberalistas e o fenômeno do nacionalismo.

[Colocar ALT]
Três Mil Anos de Política, de José Luiz Alquéres (2020) / Crédito: Divulgação / Edições de Janeiro

Com uma perspectiva objetiva, clara e crítica, Alquéres explica o movimento dos pensamentos políticos, proporcionando uma leitura fluida e regada de citações e referências teóricas. O objetivo da sua obra é refletir sobre os principais erros e acertos do passado, a fim de mostrar para a sociedade as ações que não devem ser repetidas no presente e futuro. 

Ao traçar um panorama dos principais eventos que impactaram a construção histórica de diferentes nações, o autor traduz a essência de cada período. A partir de uma análise minuciosa de importantes personagens que marcaram a evolução do pensamento político, Alquéres ainda explica como algumas ideologias prevaleceram em determinados regimes.

Dentre as figuras históricas citadas pelo autor, estão Santo Agostinho, Spinoza, Montaigne, Hobbes e Marx. Para o escritor, é possível estudar a história da própria humanidade, a partir do pensamento destas personalidades do passado. 

A análise de Alquéres conduz o leitor a discussões atuais, como a crise da democracia e os efeitos da globalização. Por fim, o autor apresenta os desafios e a necessidade política em garantir maior inclusão e representatividade de determinados grupos sociais. 

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, Três Mil Anos de Política, em suma, trata-se de uma importante reflexão sobre os valores democráticos e a história da política mundial. 

Confira abaixo um trecho de Três Mil Anos de Política (2020):

“Para os Gregos, os inventores da democracia, idiota era aquele cidadão que não se importava com a política, como a discussão das coisas comuns, preferindo ocupar-se apenas dos seus interesses particulares. Entendia-se como um dever do cidadão participar da administração pública, manifestando sua opinião sobre os destinos da comunidade. Agir de forma indiferente à coisa pública era um egoísmo, um ato estúpido, próprio a um idiota. 

Platão, nessa mesma linha, registrou que quem não gosta de política será governado por quem gosta. Essa verdade vem sendo repetida de variadas formas. Eis a grande vingança aos alienados. 

Assim, seja apreciando o tema como um dever cívico, seja como uma forma de se proteger dos exageros dos donos do poder — e não viver como mero integrante de um gado conhecer, refletir, discutir e participar da política é fonte de inúmeros proveitos.”


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema, disponíveis na Amazon:

Três Mil Anos de Política, de José Luiz Alquéres (2020) - https://amzn.to/3nFff0o

Notas sobre o anarquismo eBook Kindle, de Noam Chomsky (2015) - https://amzn.to/3dpsoqc

Fogo e fúria: Por dentro da Casa Branca de Trump eBook Kindle, de Michael Wolff (2018) - https://amzn.to/39i0ucy

Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi eBook Kindle, de José Murilo de Carvalho (2019) - https://amzn.to/3drezru

O lulismo em crise: Um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016) eBook Kindle, de André Singer (2018) - https://amzn.to/2Uhw0ms

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W