Notícias » Cultura

Obra inédita reflete a importância de pautar a pluralidade dos corpos e gêneros

“Transfeminismo”, de Letícia Nascimento, apresenta um importante debate sobre feminilidade, feminismo e transgeneridade

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 04/05/2021, às 18h46

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Previsto para ser lançado nesta quinta-feira, 6, o livro “Transfeminismo”, da doutoranda em Educação (UFPI), Letícia Nascimento, apresenta explicações fundamentais sobre conceitos de gênero, transgeneridade, feminilidade e feminismo.

[Colocar ALT]
Transfeminismo, de Letícia Nascimento (2021) / Crédito: Divulgação / Editora Jandaíra

Ativista do Acolhe Trans e do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS), a autora lança o décimo volume da Coleção Feminismos Plurais, coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro.

Por meio de uma linguagem acessível e didática, a escritora discute a necessidade das pessoas estarem abertas às diversas existências e corpos não padrões, isto é, que não se encaixam em binário e cisgênero.

“É urgente que todas compreendamos que falar de mulheres no plural, de feminilidades, não é um mero slogan. Nossas experiências diversas exigem diferentes teorizações e demandas políticas dentro do feminismo. Manter essa pluralidade de vivências no caleidoscópio feminista significa entender que, apesar de diferentes, conectamo-nos com estruturas de opressão semelhantes, tais como o patriarcado, o machismo e o sexismo, que, no decorrer da história, vêm subjugando socialmente as experiências femininas. Neste livro, apresento o transfeminismo como parte do feminismo, como uma possibilidade de repensar as relações entre sexo-gênero-desejo e pluralizar as sujeitas do feminismo, de modo a superar universalidades e essencialismos limitantes à liberdade de performance de gêneros”, escreveu Letícia Nascimento na introdução da obra. 

Para a escritora, é importante conhecer as experiências pessoais e coletivas dessas pessoas. Além disso, neste memorável livro os leitores irão se deparar com conceituações históricas do transfeminismo dentro das demais vertentes do movimento feminista. 

Disponível na Amazon, este ilustre lançamento da Editora Jandaíra trata-se de uma importante reflexão sobre a sociedade moderna, que conta com elementos históricos no decorrer das páginas. 


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon: 

Transfeminismo, de Letícia Nascimento (2021) - https://amzn.to/3egFYPe

Lugar de Fala, de Djamila Ribeiro (2019) - https://amzn.to/3ujagXf

Encarceramento em Massa, de Juliana Borges (2019) - https://amzn.to/33ftKjw

Empoderamento, de Joice Berth (2019) - https://amzn.to/3vGlQvB

Colorismo, de Alessandra Devulsky (2021) - https://amzn.to/3eVpPxO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W