Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Obra inédita revela a saga das primeiras comunidades judaicas das Américas

Arrancados da terra, de Lira Neto reconstitui a trajetória dos refugiados judeus até a chegada na Nova Amsterdam em 1654

Victória Gearini Publicado em 02/02/2021, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Neste mês, chega às livrarias brasileiras a obra Arrancados da terra, de Lira Neto. O novo lançamento da editora Companhia das Letras retrata a travessia de judeus que montaram as primeiras comunidades judaicas das Américas, entre elas em Recife. Além disso, explica como estes pioneiros ajudaram a construir Nova York.

Segundo o autor, em setembro de 1654, cerca de 23 refugiados desembarcaram em Nova Amsterdam — colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. A jornada dos sobreviventes — entre eles crianças — teria começado meses antes nas praias pernambucanas. 

[Colocar ALT]
Arrancados da terra, de Lira Neto / Crédito: Divulgação / Companhia das Letras 

Conforme aponta Neto, essas pessoas estavam famintas e exaustas, fugindo da Inquisição, que na época as perseguiam, após a vitória luso-brasileira durante a guerra contra a ocupação holandesa no Nordeste do país. 

Diante deste cenário, os judeus migraram para os Estados Unidos, onde se instalaram na ilha de Manhattan. No novo lar enfrentaram inúmeras dificuldades e privações. No entanto, estas pessoas foram essenciais para a construção de Nova York.

A partir de uma trilha de religiosos, intelectuais, lavradores e mascates quase anônimos, o autor reconstitui a ilustre saga dos pioneiros que fundaram as primeiras comunidades judaicas das Américas.

"Uma narrativa fluente e erudita que resgata da ignorância de quase todos e do esquecimento de uns poucos a saga seiscentista do grupo de judeus de origem portuguesa que singrou de Amsterdam ao Recife e de lá à futura Nova York, abraçando os dois Atlânticos", disse Evaldo Cabral de Mello.

Por meio de linguagem acessível e emocionante, o autor conduz o leitor a uma narrativa colorida da ocupação holandesa no Nordeste. Já com uma prosa fluida e com rigor histórico, o escritor atrela biografias de personagens envolventes à crônica de grandes acontecimentos que moldaram o desenvolvimento das Américas.

Disponível em pré-venda na Amazon, em formato Kindle e capa comum, Arrancados da terra trata-se, portanto, de um importante relato da construção histórica do país, a partir da vivência judaica no território nacional. 


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Lira Neto disponíveis na Amazon:

Arrancados da terra, de Lira Neto (2021) - https://amzn.to/3tkgsy1

Castello: A marcha para a ditadura, de Lira Neto (2019) - https://amzn.to/3aGIFXt

Uma história do samba, de Lira Neto (2017) - https://amzn.to/2MOaJQ2

Getúlio 3 (1945-1954), de Lira Neto (2014) - https://amzn.to/3rcB1uo

Padre Cícero, de Lira Neto (2009) - https://amzn.to/3cxxUcr

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W