Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Obra reúne 100 documentos da Antiguidade traduzidos de sua língua original

Na edição comemorativa de '100 textos de história antiga', Jaime Pinsky reconstrói cenários do passado através de diferentes temas

Redação Publicado em 21/07/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
100 textos de história antiga, de Jaime Pinsky - Divulgação/ Editora Contexto
100 textos de história antiga, de Jaime Pinsky - Divulgação/ Editora Contexto

Em meados de 1970, o historiador, escritor e professor universitário Jaime Pinsky desenvolveu o livro “100 textos de história antiga”. Agora, em homenagem aos 50 anos do título, a Editora Contexto lançou uma edição comemorativa da obra.

Em 160 páginas, então, o autor reúne uma centena de textos e documentos datados da Antiguidade e, com eles, abre uma janela direta para as civilizações do passado. Traduzidos de sua língua original, os textos ainda são divididos em 11 temas diferentes.

Entre os tópicos presentes na obra, você poderá encontrar documentos sobre “Escravismo e justiça social”, “Guerras de conquista'', “Mitos, hinos e culto” e “A educação, a família, a mulher”. É graças a este grande leque de temas, inclusive, que a obra já foi reconhecida e consagrada por diversos cursos de História e Ciências Sociais.

Todo estudante deve ter este livro. É consulta obrigatória. E leitura necessária”, narrou Félix de Athayde, no Pasquim.

"100 textos de história antiga" já está em pré-venda na Amazon Brasil.

Confira um trecho da obra:

“Em janeiro de 2022, a primeira edição deste livro completa 50 anos. Embora a editora que o publicou inicialmente não exista mais, o livro continua existindo. As edições seguintes foram publicadas pela Editora Global, em uma coleção chamada “Bases”. Bases do pensamento socialista, segundo o editor. Eram títulos de autoria de Marx, Engels, Lenin, Trotsky, Kautsky e tantos outros. Um Pinsky parecia casar perfeitamente com os demais, ou pelo menos rimar com os outros autores... Finalmente, na Editora Contexto desde 1988, estes 100 textos de História Antiga integram a coleção “Textos e documentos”. E é pela Contexto que o livro tem saído, em sucessivas reimpressões.

Durante este meio século, em nenhum momento o livro ficou fora de circulação. Continua a ser utilizado em cursos de História Antiga, na universidade e no ensino médio. Circula também entre professores e alunos de Ciências Sociais, de Direito e mesmo de Línguas Clássicas. Continua a ser lido e citado como obra de referência, estudo e cultura geral. Não só essa longevidade é incomum. Também não é frequente o fato de o próprio autor, em plena atividade intelectual e editorial, constatar a longa vida de sua obra e registrá-la em uma edição especial comemorativa, meio século após a primeira.

Esta edição terá apenas mil exemplares. Capa nova, introdução nova, papel especial. Afinal, comemorar o aniversário de 50 anos de um livro vivo, ainda útil, procurado e lido, não é algo que acontece todos os dias..."


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Jaime Pinsky disponíveis na Amazon:

100 textos de história antiga, de Jaime Pinsky (2021) - https://amzn.to/3kLyRlp

As Primeiras civilizações, de Jaime Pinsky (2001) - https://amzn.to/3eI3Ta2

História da América através de textos, de Jaime Pinsky (1989) - https://amzn.to/36OIub1

Práticas de cidadania, de Jaime Pinsky (2004) - https://amzn.to/3wTte7i

Cidadania e Educação, de Jaime Pinsky (1998) - https://amzn.to/3zlkVm7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W