Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Obra revela impressionantes destroços de avião soviético abatido na Segunda Guerra

Diversas partes bem preservadas da aeronave foram desenterradas em uma região rural da Polônia

André Nogueira Publicado em 21/05/2020, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Motor e armamento do avião - GDDKiA
Motor e armamento do avião - GDDKiA

Obras numa via expressa em Suwałki, Polônia, revelaram impressionantes destroços do avião ofensivo IL-2 da União Soviética utilizado na Segunda Guerra Mundial. De acordo com a Direção Geral de Estradas e Autoestradas (GDDKiA) do país, entre as partes reveladas, localizou-se um motor V-26 Mikulin AM38F de 12 cilindros.

Além disso, o episódio também revelou uma placa de identificação da aeronave e partes bem preservadas do equipamento de navegação do veículo, assim como um canhão de bordo do modelo WJa-23, com 23 milímetros de espessura e bom estado de conservação.

Como o armamento passou a ser reproduzido em 1941, o objeto foi datado no fim da guerra. É provável que a aeronave fora abatida pelo esforço antiaéreo da Alemanha Nazista durante a disputa no Leste Europeu.

Também foi revelado que as partes do veículo não estavam nas proximidades do provável local de queda: muitos de seus elementos, de fácil extração, foram roubados por residentes locais no pós-guerra e usados na implementação de equipamentos agrícolas.

Confira as imagens abaixo.

Motor V-26 / Crédito: GDDKiA

Placa de identificação / Crédito: GDDKiA

Placa / Crédito: GDDKiA

Equipamento de navegação / Crédito: GDDKiA