Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Oceanos de lava e chuva rochosa: Nova pesquisa revela detalhes sobre o clima do planeta K2-141b

Conhecido como "planeta lava", as temperaturas do astro variam entre -200º a 3000ºC

Daniela Bazi Publicado em 14/11/2020, às 08h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
K2-141b, o planeta lava - Divulgação/NASA
K2-141b, o planeta lava - Divulgação/NASA

Nesta semana, uma equipe de astrônomos da Índia e do Canadá publicaram um novo artigo sobre as mais recentes descobertas realizadas no planeta K2-141b, descoberto em 2018 através da Missão K2, do Telescópio Espacial Kepler. As informações são do G1.

Segundo o estudo, o astro é um planeta de lava, em que “dois terços do planeta estão sempre expostos à luz em um dia eterno, e as temperaturas ali podem chegar a até 3.000ºC", conforme explica o professor Nicolas Cowan, um dos responsáveis pela pesquisa. O fato acontece devido ao fato do corpo celeste, diferente da Terra, não girar em torno de seu eixo.

Enquanto isso, o lado no qual está sempre escuro atinge a temperatura de -200ºC, resultando no fenômeno denominado pelos cientistas como “chuva rochosa”, que também geram ventos extremamente fortes com velocidades de até 5 mil km/h.

Segundo Cowan, eles "transportam o vapor de rocha para o lado noturno do planeta, onde se condensa em gotas de rocha. Basicamente, você acaba com chuva de rocha, e às vezes até neve de rocha, caindo no oceano de magma abaixo".

Em entrevista à BBC, o astrônomo Tue Giang Nguyen, que também faz parte do projeto, afirmou que este é o primeiro estudo a descobrir alguns detalhes sobre as condições meteorológicas do K2-141b, e diz estar animado com as descobertas que podem ser feitas "a centenas de anos-luz de distância com telescópios de próxima geração".