Notícias » Brasil

Olavo de Carvalho compartilha vídeo que culpa Bill Gates por epidemia do coronavírus

No vídeo, youtuber afirma, sem nenhum embasamento, que fundador da Microsoft tem o objetivo de reduzir a população mundial

Fabio Previdelli Publicado em 30/01/2020, às 10h13

Youtuber afirma que Bill Gates é responsável pela patente do Coronavírus
Youtuber afirma que Bill Gates é responsável pela patente do Coronavírus - Getty Images

À medida que o coronavírus se espalha pelo mundo, o medo da população em contrair um agente patológico desconhecido também aumenta. Até o último levantamento feito, pela agência chinesa CGTN, a doença já tinha infectado 7.736 pessoas e vitimado outras 170.

No momento, uma das maiores preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é descobrir o que causa o vírus e desenvolver, o mais rápido possível, um antídoto para ele. Em contra ponto, há quem acredite que tudo isso não passa de uma enorme teoria conspiratória de grandes empresas para arrecadas dinheiro com possíveis tratamentos.

Essa segunda vertente, inclusive, ganhou um importante apoiador dentro do governo de Jair Bolsonaro: trata-se de Olavo de Carvalho. Na noite de ontem, dia 29, o guru presidencial compartilhou em suas redes sociais um vídeo com o alarmante título “Coronavírus chega ao Brasil patenteado por Bill Gates”.

Olavo de Carvalho compartilha vídeo conspiratório sobre a origem do coronavírus / Crédito: Reprodução

 

O autor do vídeo afirma, sem indicar embasamento algum, que a epidemia foi causada pelo fundador da Microsoft. "O Bill Gates patenteou o coronavírus e tudo isso tem um objetivo: redução populacional".

Até o momento em que essa matéria foi escrita, o vídeo já possui mais de 10,400 visualizações, 1.700 curtidas, e 240 comentários. Entre os comentários, é possível ver a massiva concordância dos inscritos. “Tudo isso faz parte da agenda global. Infelizmente!!!”, dizia uma internauta. “Difícil é fazer as pessoas entenderem que isso é proposital”, afirma outra seguidora.

Essa imagem foi usada pelo youtuber para traçar uma relação entre o coronavírus e a franquia de jogos e videogames Residente Evil / Crédito: Internet

 

Este não é o primeiro vídeo sobre o assunto que o canal produz. Em outro, o youtuber traça uma relação entre o coronavírus e a franquia de jogos e videogames Residente Evil.


+Saiba mais sobre Bill Gates:

Fora de Série: Outliers (Edição Exclusiva Amazon), de Malcolm Gladwell (2019) - https://amzn.to/36HEfLL

Bill Gates: The Man Behind Microsoft: A Look at the Man Who Changed the World We Live In (Billionaire Visionaries Book 4) (Edição Inglês), de JR MacGregor (2017) - https://amzn.to/37IY0Uv

Os heróis da revolução: Como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Mark Zuckerberg e outros mudaram para sempre as nossas vidas, de Steven Levy (2012) - https://amzn.to/2tfvMSo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.