Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Olimpíadas: Após ser suspensa por doping, patinadora voltará a competir

Aos 15 anos, a russa Kamila Valieva recorreu da decisão de afastamento temporário e, agora, poderá se apresentar novamente

Redação Publicado em 14/02/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da jovem Kamila Valieva - Getty Images
Fotografia da jovem Kamila Valieva - Getty Images

Em dezembro de 2021, a patinadora Kamila Valieva realizou um exame antidoping, cujo resultado, divulgado em 08 de fevereiro de 2022, apontou presença da substância trimetazidina no organismo da jovem. A menina de 15 anos, então, foi suspensa das Olimpíadas de Inverno, mas recorreu e, agora, poderá voltar a competir.

De acordo com o Terra, na época em que fez o exame, a jovem russa competia no Campeonato Russo de Patinação Artística. Os resultados, no entanto, saíram apenas dois dias depois que Kamila conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas.

Diante de seu afastamento, a atleta decidiu recorrer da decisão. Assim, em uma reunião com mais de seis horas de duração, membros do Comitê Olímpico Internacional, da Federação Internacional de Patinação, do Comitê Olímpico Russo e da Agência Anti-Doping da Rússia decidiram que a menina poderia voltar a competir.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 14, e, entre os argumentos utilizados para retirar a suspensão da jovem, a Corte Arbitral do Esporte afirmou que ainda não existem evidências suficientes para afastar Kamila por completo da competição.

Por enquanto, todavia, não se sabe o que vai acontecer com a premiação da patinação por equipes — categoria na qual a jovem ganhou a medalha de ouro — que acabou sendo adiada. Ainda assim, Kamila, que é membro do Comitê Olímpico Russo, irá participar da prova do individual feminino nesta terça-feira, 15.