Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

OMS lança projeto que testa 4 medicamentos contra o coronavírus no mundo todo

Os testes serão realizados com o máximo de pacientes possíveis que apresentarem características do COVID-19

Wallacy Ferrari Publicado em 24/03/2020, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Coronavírus em microscópio - Divulgação
Imagem do Coronavírus em microscópio - Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o projeto SOLIDARITY, que busca a realização de testes em escala mundial para mensurar a eficiência de quatro drogas promissoras no tratamento do COVID-19. A pesquisa convida os hospitais e médicos de todo o mundo a enviarem dados de pacientes infectados e suas condições subjacentes e digitalizar o acompanhamento.

Os quatro medicamentos testados são o Remdesivir, anteriormente usado no tratamento do ebola; a Ritonavir ou Iopinavir, presente entre os remédios do coquetel para desaceleração do HIV, a Interfeton-beta, molécula que facilita a regulagem da inflamação corporal e mostrou eficiência em saguis infectados por MERS; e a cloroquina, utilizada no tratamento contra a malária.

Os testes servem como uma oportunidade de aceleração do processo de busca de alguma solução remediada ao novo coronavírus, visto que a criação de um composto do zero, especialmente dedicado ao vírus levará muito tempo para ser desenvolvido, testado e comercializado. Porém, testes com animais contra dois tipos de coronavírus já apresentaram bom desempenho.

Apesar do início dos testes, a OMS não recomenda a automedicação no tratamento, visto que os pacientes serão examinados e testados após análise de um profissional da saúde para verificar a possibilidade de contrarreações.